ItaparicaSalvadorSem categoriaVera Cruz

ASSINADO ACORDO DE COOPERAÇÃO COM MUNICÍPIOS BENEFICIADOS PELA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

Foi assinado nesta segunda-feira (25), na Governadoria, em Salvador, um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado da Bahia e os municípios de Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Jaguaripe, que serão diretamente beneficiados com a construção da ponte Salvador-Itaparica.
O objetivo é facilitar a colaboração durante os estudos que pretende elaborar o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da ponte, que integra o Sistema Viário Oeste. Este Sistema envolve ainda a duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura. Além da capital, o projeto beneficia municípios da Região Metropolitana, Recôncavo e do Baixo Sul.
De acordo com o secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, os estudos compreendem a modelagem econômico-financeira, projetos conceituais de engenharia, estudos de impactos ambientais e culturais. “Existirão novas atividades econômicas com a construção da ponte, inclusive com a atração de empresas para a região, geração de empregos. Por isso vamos promover os estudos de impactos ambientais, de desapropriação, estudos técnicos, entre outros”, disse Gabrielli.
A partir do resultado dos estudos podem exigir adequações nos planos diretores municipais e a reestruturação da mobilidade urbana nas cidades impactadas. Para o prefeito de Itaparica, Raimundo Nonato, o projeto vai garantir o maior desenvolvimento da região. “Este é um projeto ousado, sabemos que as cidades poderão sofrer alguns impactos negativos, mas principalmente positivos. Precisamos buscar o desenvolvimento econômico e social e esta é uma oportunidade grandiosa”, conclui.
O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), encerrado em 2011, definiu uma proposta conceitual para a ponte no que se refere aos aspectos paisagísticos, traçado, aproveitamento viário, entre outros itens. De acordo com Gabrielli, o PMI apontou um investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões, sendo que engloba a construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura. “Este valor pode ser alterado a partir das análises, onde poderemos reduzir os custos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *