Transporte público de graça no dia da eleição: veja como irá funcionar
No próximo domingo (4), data do primeiro turno das eleições 2026, o transporte público coletivo deve ser gratuito em várias capitais e cidades do país. Isso é para garantir que os eleitores cheguem ao local de votação com antecedência. 

A medida está prevista na Resolução-TSE nº 23.751/2026, que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano e intermunicipal no 1º turno, em 4 de outubro, e em eventual 2º turno, em 25 de outubro.
Nas áreas urbanas, o serviço deve funcionar com horários parecidos aos dos dias úteis.
Candidatos, partidos políticos ou federações partidárias são proibidos de oferecer transporte para eleitores.
>> Veja como o transporte irá funcionar:
Amazonas
Os ônibus serão de graça das 4h às 18h em Manaus. Segundo a prefeitura, haverá esquema especial de trânsito das 7h às 16h.
Irão circular 1.149 ônibus convencionais e 320 veículos do transporte complementar no dia da votação.
Bahia
Os ônibus do sistema convencional, BRT, STEC (amarelinhos) irão operar de graça das 6h às 20h em Salvador.
Segundo a prefeitura, os ônibus irão circular sem cobrador. Os usuários deverão embarcar e desembarcar pelas portas do meio ou traseiras do veículo.
O Elevador Lacerda irá funcionar normalmente, das 7h às 21h30, sem cobrança de tarifa.
* Colaborou Cristina Indio do Brasil (Rio de Janeiro)
(Agência Brasil)
(Foto: internet)

