NotíciasOpiniãoVera Cruz

Vera Cruz: um município que tem a sua própria ‘capital’

É comum que um país tenha sua capital, assim como um estado tenha a sua. Mas, ao longo dos seus 64 anos de história, o município de Vera Cruz acabou criando, no imaginário popular, aquilo que poderíamos chamar de sua própria “capital”.
Mas como assim um município ter uma capital?
A resposta está em uma expressão muito comum entre moradores e visitantes quando se dirigem à Ilha de Itaparica: “Eu vou para Mar Grande.” Essa frase, repetida diariamente, acabou dando à localidade uma espécie de status de “capital” de Vera Cruz, ainda que essa denominação não tenha qualquer caráter oficial.
Mar Grande é a sede do município de Vera Cruz, onde estão instalados a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, bancos, a UPA e o terminal marítimo de lanchas que fazem a ligação entre o município e Salvador.
Além disso, Mar Grande vem se consolidando como um importante centro comercial e de serviços. O crescimento urbano e econômico se estende por um verdadeiro corredor de desenvolvimento que vai da região da Barra do Gil até a Barra do Pote, reunindo clínicas médicas, clínicas veterinárias, academias, supermercados, atacadistas, lojas e diversos outros segmentos.
Para o município, esse crescimento é fundamental. E, neste momento, Vera Cruz vive uma grande expectativa diante da possibilidade da construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, tendo Mar Grande como um dos pontos diretamente envolvidos nesse novo cenário de desenvolvimento.
Com a chegada de novos investimentos e a perspectiva de crescimento econômico, também aumentam as responsabilidades e as necessidades da população. Será preciso pensar em melhores escolas, ampliação e qualificação dos serviços de saúde, infraestrutura, saneamento, mobilidade, segurança e geração de emprego e renda.
O desenvolvimento não pode acontecer apenas no concreto e no asfalto. Ele precisa chegar à vida das pessoas.
E, independentemente do que venha a acontecer nos próximos anos, uma coisa já faz parte da história e da identidade de Vera Cruz: para o povo, Mar Grande é a sua “capital”.
É uma denominação popular, uma narrativa construída ao longo do tempo pelos próprios moradores e por todos aqueles que chegam à Ilha dizendo: “Eu vou para Mar Grande.”
E talvez seja justamente essa expressão simples que melhor traduza a importância que Mar Grande conquistou dentro do município de Vera Cruz.


Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *