EvangelizaçãoNotícias

Tenha compromisso com a sua santificação

[Hebreus 12.14b] procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.

A MOTIVAÇÃO PARA SER SANTO

Santidade não é um tema que naturalmente nos apetece, apesar de ser fundamental.

Você realmente prestou atenção no que nós acabamos de ler?

Deixe seu coração marinar nestas palavras: Hebreus 12.14b: “procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Outra maneira de se dizer a mesma coisa é a seguinte: “a salvação é pela santificação”. Sim, pois a Escritura está dizendo que “sem santificação ninguém verá o Senhor”.

Jesus, por sua vez, colocou nestes termos: Mateus 5.8 (ARA): “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”

Portanto, não parece ser um erro dizer que a salvação é pela santificação.

Em absoluto! De fato, parece ser este mesmo o caso: a salvação é pela santificação a Cristo.

MORTOS NÃO PECAM

Eu sei que estamos acostumados a dizer que a salvação é pela graça, por meio da fé.

Realmente, Paulo escreveu em Efésios 2.8 que “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus.”

Mas será que dizer que “a salvação é pela graça” anula a afirmação de que “a salvação é pela santificação”?

Absolutamente, não! Quer ver uma coisa?

Ao concluir o espetacular quinto capítulo de Romanos, Paulo escreveu isto aqui:

Romanos 5.20-21 20A lei foi concedida para que todos percebessem a gravidade do pecado. Mas, à medida que o pecado aumentou, a graça se tornou ainda maior. 21Portanto, assim como o pecado reinou sobre todos e os levou à morte, agora reina a graça, que nos declara justos diante de Deus e resulta na vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Esforce-se para Depender

Em Filipenses 2, Paulo escreveu: “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (vs. 12–13, ênfases minhas).

Paulo claramente exorta os cristãos a se esforçarem. Isso está relacionado com outras instruções que ele nos deu: andai no Espírito (Gl 5.16), mortifiquem os feitos do corpo (Rm 8.13–14), e prossigam para o alvo (Fp 3.14).

O esforço prescrito aqui é o que geralmente associamos à santificação, e com razão.

Lutar pela santidade é totalmente bíblico.

Bispo Cleonicio Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *