Ao menos 111 mortos após o ‘maior terremoto da década’ atingir a Colômbia
Ao menos 111 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas após um forte terremoto atingir a Colômbia nesta segunda-feira (10/08), classificado como o abalo “mais forte da última década” pelo Serviço Geológico do país.
O tremor, que teve magnitude 7,4 segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), foi sentido em praticamente todo o país e em partes do Panamá e do Equador, incluindo a província de Pichincha, cuja capital é Quito.
No Brasil, moradores de Manaus, no Amazonas, relataram nas redes que também sentiram os tremores.
O abalo foi registrado pela manhã, por volta das 7h34 no horário local (9h34 no horário de Brasília). Dois tremores secundários, de magnitude 2,8 e 4,8, ocorreram após o evento principal.
Segundo o Serviço Geológico Colombiano, a profundidade do tremor foi de 103 km, considerada intermediária. O terremoto que destruiu partes da Venezuela e deixou milhares de mortos em junho aconteceu a apenas 10 km de profundidade.
O presidente Abelardo de la Espriella, que tomou posse na sexta-feira, declarou estado de calamidade pública na Colômbia, o que concede a ele poderes especiais para realocar orçamentos e coordenar rapidamente as agências para lidar com a crise.
“Estou indo para Bogotá para me concentrar na atenção à emergência que nosso país enfrenta”, escreveu em suas redes sociais.
“Convoquei um Posto de Comando Unificado na UNGRD (Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres), de onde vou liderar pessoalmente os esforços para auxiliar as comunidades de Chocó, a Região Cafeeira e todas as áreas afetadas”, acrescentou.
O epicentro foi em um município montanhoso localizado na Cordilheira Ocidental: San José del Palmar.
A cidade possui população de aproximadamente 5.907 habitantes, segundo o Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas. Os municípios mais próximos do epicentro são Pereira, Armenia e Manizales, capitais da chamada Região Cafeeira. Manizales e Pereira registraram os danos mais significativos até o momento.
Segundo informações divulgadas nas redes sociais, diversos edifícios nas regiões de Bogotá, Eje Cafetero, Tolima, Huila, Valle del Cauca, Manizales, Medellín, entre outros, foram evacuados como medida de precaução.
(BBC BRASIL)



