Câmara celebra 20 anos de sacerdócio de Bàbá Mamba Aládéṣùrú em sessão especial

A Câmara Municipal de Salvador realizará, na próxima terça-feira (4), às 18h, uma sessão especial em homenagem aos 20 anos de sacerdócio de Bàbá Mamba Aládéṣùrú. A solenidade ocorrerá no Plenário Cosme de Farias e foi proposta pelo vereador Sílvio Humberto (PSB).
Bàbá Mamba Aládéṣùrú é o nome religioso de Jeferson Souza de Jesus. O título Mamba foi recebido de um sangoma da tradição zulu. Sacerdote do culto dos Òrìṣà, como Bàbálórìṣà e Bàbáláwo, também incorporou ao nome Aládéṣùrú, de origem yorùbá e associado à descendência de Òṣogbo.
Além da atuação religiosa, Bàbá Mamba é pedagogo e pesquisador da cultura afro-brasileira, com trabalho voltado à preservação e à transmissão de conhecimentos de matriz africana.
Formação religiosa e atuação
A trajetória religiosa de Bàbá Mamba começou ainda no primeiro ano de vida, quando foi iniciado no Candomblé e passou a integrar o Àṣẹ Bámgbóṣé e a tradição yorùbá originária de Òṣogbo.
Sua formação também está ligada aos ensinamentos transmitidos pela bisavó Joana Cruz (em memória), filha religiosa de Mãe Caetana Bámgbóṣé, e pelo Àṣẹ do Cantuá, presente na descendência religiosa de sua avó, Àgbà Elza Conceição Santos. A continuidade dessa formação ocorre sob a condução de seu Bàbálórìṣà, Air José Souza de Jesus (Bámgbóṣé).
Desde os 15 anos, Bàbá Mamba Aládéṣùrú exerce funções sacerdotais. Ao longo de cerca de duas décadas, acumulou vivência no culto tradicional dos Òrìṣà e experiência no jogo de búzios, em contato com a tradição do professor Agenor Miranda Rocha.
Bàbá Mamba também é ẹ̀gbómí do Terreiro Pilão de Prata e sacerdote dedicado ao culto de Òṣun e Ọbàtálá, nas práticas do Ìṣẹ̀ṣe L’Agbá. Atualmente, dirige o Templo dos Saberes de Òṣun, localizado em São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia.
Na área educacional, idealizou o projeto “Ìtàn Africano — Resgate da Identidade através da Ancestralidade”, desenvolvido no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães. Graduado em Pedagogia, atua como educador e griot contemporâneo, com iniciativas relacionadas à equidade racial e ao diálogo inter-religioso.
Bàbá Mamba Aládéṣùrú também recebeu o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Ordem dos Capelães do Brasil (OCB).
CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR
(Foto: Visão Cidade)


