Agersa aprovou o reajuste de 3,57% nas contas de água da Embasa a partir de 20 de julho
O reajuste tarifário de água e esgoto se manteve, mais um ano, abaixo da inflação registrada nos últimos 12 meses. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) aprovou o reajuste de 3,57%, que será aplicado nas contas de água da Embasa a partir de 20 de julho. O inflação do período é de 4,13%. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).
O reajuste é um procedimento anual previsto pela legislação de saneamento (Lei Federal 11445/2007; norma de referência da ANA e Resolução Agersa) visando recompor as perdas financeiras com a inflação de custos reajustados de energia elétrica, equipamentos eletromecânicos, materiais hidraúlicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de água e esgotamento sanitário.
O reajuste aprovado pela Agersa será aplicado de forma linear nas categorias e faixas na tabela de serviços. A Embasa mantém a tarifa residencial social como uma das mais acessíveis do país. Na prática, nessa categoria, a tarifa mínima, equivalente ao consumo de 6 metros cúbicos, terá um aumento de apenas R$ 0,56, saindo de R$ 15,72 para R$ 16,28. No caso da categoria residencial normal, o reajuste será de R$ 1,54, saindo de R$ 43,23 para R$ 44,77.
O reajuste anual das tarifas é também garantia da legislação para que as concessionárias de água e esgoto de todo o País se mantenham economicamente sustentáveis para avançar na Política Nacional de Saneamento Básico, permitindo maior aporte de recursos na modernização tecnológica das estruturas e redes, em ações de segurança hídrica e no maior acesso da população aos sistemas de água e esgotamento sanitário.
A Embasa está investindo, entre recursos próprios e captados com agentes financeiros, cerca de R$ 2,5 bilhões em obras em andamento para alcançar a cobertura destes serviços acima de 90% até 2033, em cumprimento ao Marco Legal do Saneamento.
EMBASA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA



