Ex-prefeito João Henrique fala ao site Visão Cidade

Participando de uma audiência pública sobre um tema que sempre fez parte de suas lutas em defesa dos soteropolitanos, o ex-prefeito João Henrique (PL), a convite do vereador Randerson Leal (PODEMOS), conversou com o site Visão Cidade sobre o debate, suas propostas e o legado deixado durante sua gestão à frente da Prefeitura de Salvador.
Confira a entrevista completa:
Visão Cidade
Ex-prefeito João Henrique, mais uma vez o senhor participa de uma audiência pública praticamente “em casa”. Como avalia esse momento e o tema em debate?
João Henrique
É o resgate de uma história. Passei 17 anos lutando contra a cobrança de estacionamentos em shoppings, e há cerca de dez anos essas taxas voltaram a ser cobradas, gerando grande insatisfação na população. Muitas vezes, a pessoa vai ao shopping procurar um produto, não encontra o que queria, mas precisa pagar pelo estacionamento. Ou então compra algo de R$14 e paga mais R$14 de estacionamento. Isso é muito injusto com o cidadão de Salvador.
Na época, propus um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o consumidor fosse valorizado — com a suspensão da cobrança ou a redução a valores simbólicos, que não pesassem no bolso do povo, como infelizmente acontece hoje.
Visão Cidade
Salvador mudou bastante desde o seu governo. Como o senhor avalia essas transformações e qual considera o seu maior legado?
João Henrique
Meu legado foi principalmente no Subúrbio Ferroviário e junto ao funcionalismo público. Quando assumi a Prefeitura, o subúrbio era tratado como uma “subcidade”, como se fosse uma parte inferior de Salvador. Ambulâncias velhas, carros sucateados e equipamentos em fim de vida útil eram mandados para lá. Tudo que era novo e moderno ficava na cidade alta.
Eu acabei com essa distinção. Fiz de Salvador uma cidade só, onde os mesmos equipamentos, serviços e atenções chegassem tanto ao subúrbio quanto à cidade alta. Fico feliz em ver que os prefeitos que me sucederam continuaram com essa visão de igualdade.
Outro legado importante foi a valorização dos servidores públicos. Concedemos aumentos reais de salário, e até hoje sou reconhecido por isso.
Visão Cidade
Falando agora de política: João Henrique será candidato a deputado estadual ou federal nas próximas eleições?
João Henrique
A deputado, não. Hoje, ser candidato a deputado é entrar numa verdadeira “corrida maluca” pelo dinheiro, e isso não combina comigo. Não faz parte do meu perfil político. Posso até ser candidato a outra coisa, mas deputado, não.
Visão Cidade
E a outro cargo, como governador, por exemplo?
João Henrique
(risos) Não sei, não sei… Mas, deputado, com certeza, não. Essa corrida desenfreada por recursos financeiros não combina com a minha maneira de fazer política.
Visão Cidade


