NotíciasOpiniãoPolítica

Entrevista com o Eleitor – Site Visão Cidade 3

A Redação do site Visão Cidade, com o propósito de compreender e avaliar a percepção do eleitor, está realizando uma série de entrevistas individuais com cidadãos de diferentes regiões.
Nosso objetivo é levar ao público — inclusive o leitor internacional — a visão de cada eleitor sobre a política em seu município, no estado e no país.

Dessa forma, buscamos produzir uma informação ética, verdadeira e comprometida com os princípios da cidadania.
Você, eleitor e amigo leitor, pode contribuir de forma significativa para uma transformação política e social no seu município, no seu estado e em todo o Brasil.

Entrevistado: Ubirani Cezar Barbuda de Freitas (Bira)
Município: Vera Cruz

1- Como você avalia a condução política do seu município, do seu estado e do país?

Bira: Na minha opinião, o município de Vera Cruz tem focado em ações de infraestrutura, como calçamento, praças e asfaltamento. No entanto, sinto falta de uma política mais voltada para a formação e qualificação da mão de obra. Além disso, há uma carência de maiores investimentos nas áreas de saúde, educação, no fortalecimento do turismo e na geração de empregos e renda.

A nível estadual, o governador Jerônimo tem se esforçado para promover o desenvolvimento da Bahia, com um olhar voltado para a transformação em várias áreas, como infraestrutura, educação, saúde e qualificação profissional, além de gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população. Um exemplo claro disso é o projeto da Ponte Salvador/Itaparica, que promete ser um marco importante para o estado.

Bira: No âmbito federal, acredito que o governo tem feito sua parte ao implementar políticas públicas voltadas para todos, especialmente para os mais pobres. A revitalização do estaleiro enseada do Paraguaçu é um exemplo. E, a pacificação política também foi uma medida importante para estabilizar o país e trazer um pouco mais de tranquilidade ao cenário nacional.

2- Quais são, na sua opinião, as principais dificuldades enfrentadas pelo seu município, pelo seu estado e pelo Brasil como um todo?

Bira: De maneira geral, acredito que o Brasil precisa passar por uma reestruturação profunda. E isso só será possível se houver uma mudança no comportamento dos cidadãos. O problema é que o eleitor parece ter perdido o interesse pela política. Muitos votam sem compromisso, sem análise crítica. Se o voto fosse mais criterioso, baseado em escolhas livres e desinteressadas, tenho certeza de que o Brasil não estaria vivendo a crise que enfrenta atualmente. O reflexo dessa falta de critério está em um Congresso Nacional que, com algumas exceções, deixa muito a desejar.

3- Você acredita na possibilidade de uma mudança ou transformação política? Em sua visão, qual seria o ponto-chave para que essa transformação aconteça?

Bira: Infelizmente, eu não vejo luz no fim do túnel a curto prazo. Mas acredito que a mudança só será possível se o eleitor realmente se interessar pela política. O ideal seria uma participação mais ativa, com votações conscientes, análise crítica dos candidatos e das propostas, e cobrança efetiva do comprometimento dos eleitos com as causas públicas. Se o eleitor tomar esse tipo de atitude, tenho certeza de que o Brasil tem potencial para se tornar um país melhor para todos nós.

4: Você se recorda dos candidatos em quem votou para vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente da República? Esses representantes corresponderam às suas expectativas?

Bira: Sim, lembro bem de quem votei para todos esses cargos. E, felizmente, posso dizer que os representantes que foram eleitos têm correspondido às minhas expectativas até agora. Estão cumprindo suas promessas e se mostrando comprometidos com o desenvolvimento do município e do estado.

5- Diante de tudo isso, você se colocaria à disposição para ser candidato a um cargo eletivo? Por quê?

Bira: Eu me colocaria à disposição, sim, caso fosse necessário, sempre com o desejo de contribuir para o desenvolvimento do meu município. No entanto, a política mudou muito ao longo dos anos. Os custos de uma campanha se tornaram altíssimos, o que torna o processo mais difícil e desafiador. Mas, se surgir a oportunidade, e se houver apoio suficiente, certamente eu consideraria essa possibilidade com o objetivo de fazer a diferença.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *