SMS oferece serviços gratuitos em Salvador contra câncer do colo do útero
Março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Neste mês, além da passagem pela Dia Internacional da Mulher (dia 8), também é celebrado o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero (dia 26). Para reforçar a conscientização sobre o tema, métodos de prevenção e tratamento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador oferece uma gama de serviços nas unidades básicas da rede, como consultas ginecológicas, exames diagnósticos e vacina.
A campanha Março Lilás tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. A doença, causada por uma infecção desencadeada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), é a terceira com maior incidência na população feminina, depois do câncer de mama e do câncer colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
“A prevenção é sempre o melhor método e pode ser feita através da vacinação contra o HPV e o uso de preservativo durante a relação sexual. O exame preventivo também é de suma importância e deve ser feito periodicamente após o início da vida sexual, porque através dele é possível detectar as lesões no colo do útero ainda em estágios precursores do câncer, tratá-las adequadamente e evitar a ocorrência da doença. Todos esses serviços estão disponíveis através do SUS”, explica a referência técnica de Saúde da Mulher da SMS, Dândara Santos.
Em 2024 foram realizados mais de 65 mil exames no município, entre rastreamentos e investigação diagnóstica de lesões suspeitas. Quando identificada a lesão com esse perfil, a paciente é encaminhada para acompanhamento nos multicentros e hospitais, para que seja dada continuidade ao tratamento.
A vacina contra o HPV está disponível no Calendário Básico de Vacinação dos Adolescentes, meninos e meninas de 9 a 14 anos e para as pessoas de 15 a 19 anos não vacinadas. O imunizante pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Os locais de vacinação podem ser consultados através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo site www.saude.salvador.ba.gov.br.
ASCOM SMS
Foto: Bruno Concha/Secom PMS