Carnaval 2025: Rodrigo Alves realiza acompanhamento das equipes de saúde do Salvador Acolhe
Mais de 380 crianças e adolescentes foram atendidas no primeiro dia de atendimento
O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, acompanhou de perto a atuação das equipes médicas e odontológicas no programa Salvador Acolhe nesta sexta-feira (28/2), em visita à Escola Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia.
No primeiro dia de atendimentos dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 385 crianças e adolescentes foram assistidos nas cinco escolas municipais que abrigam os Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC), operados pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) – o número representa o aumento de 16%, em comparação ao primeiro dia de carnaval do ano passado, quando foram acolhidas 333 crianças.
O titular da pasta destaca que os atendimentos de saúde vão além dos módulos de saúde nos circuitos disponíveis para foliões e trabalhadores. “Os ambulantes também fazem parte dessa gigantesca operação que faz a festa acontecer. Nada mais justo do que empenharmos nossas equipes para o cuidado com a saúde de seus filhos disponibilizando apoio clínico e odontológico, além dos encaminhamentos necessários para continuidade dos tratamentos na nossa rede municipal especializada. Enquanto os pais trabalham nas ruas, seus filhos seguem sendo acolhidos com toda segurança; uma excelente iniciativa da SPMJ”.
O serviço da SMS é ofertado de forma ininterrupta com seis equipes de plantão (5 fixas e 1 volante). As crianças e adolescentes contam com avaliação clínica; atendimento odontológico, prescrição e dispensação de medicamentos. Também há orientação de saúde às equipes dos centros de acolhimento; identificação e encaminhamento para os serviços especializados, quando necessário; acompanhamento antropométrico (peso e altura); entre outras ações que se mostrem necessárias.
O atendimento odontológico acontece com o uso de consultórios portáteis e através do Odontomóvel. As equipes realizam ainda atividades de promoção de saúde bucal, como escovação supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal.
Ascom SMS