Notícias

Audiência Pública debate saúde das pescadoras artesanais e marisqueiras de Salvador

Atividade ocorre nesta sexta (28), às 13h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal, com a presença de autoridades, organizações e sociedade civil

As pescadoras artesanais e marisqueiras exercem suas atividades laborais expostas a graves riscos ocupacionais, sendo 30 doenças relacionadas ao trabalho e convivem sem proteção à saúde, diagnóstico adequado, tratamento e reconhecimento previdenciário, conforme apontam estudos sobre Saúde Coletiva. Com o objetivo de ampliar as discussões sobre o tema e contribuir com a elaboração de políticas públicas para esta população, nesta sexta-feira (28 de março), às 13h, acontece a Audiência Pública: Saúde das Pescadoras Artesanais e Marisqueiras , no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de souza, s/n).

A audiência pública é uma realização do Mandato Popular das Águas da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), através da Comissão de Reparação da Câmara Municipal, com apoio da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia e vai contar com a participação de pescadoras e marisqueiras de bairros e das ilhas de Salvador, além de representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil.

“Na audiência, vamos ouvir as demandas e desafios dessas trabalhadoras, que tanto contribuem com a economia produtiva da capital e contribuir para que a atuação do executivo e legislativo municipais compreenda o papel do trabalho das pescadoras e das marisqueiras no processo saúde-doença-cuidado e a determinação social da saúde que envolvem a vida delas”, destaca a vereadora Eliete Paraguassu. Segundo dados do Ministério da Pesca e da Agricultura (2023), as pescadoras artesanais e marisqueiras compõem aproximadamente um milhão de pessoas no país. Nesse cenário, a Bahia ocupa a terceira posição em quantitativo, com 116.989 profissionais, sendo que destes, 58% são mulheres.

Jornada Maré de Março – A audiência pública integra a Jornada Maré de Março, ação do mandato da vereadora quilombola, pescadora e marisqueira Eliete Paraguassu (PSOL), que visa promover uma série de atividades com foco na valorização das comunidades que vivem da pesca, da mariscagem e da preservação dos ecossistemas aquáticos em Salvador. “A jornada é um tributo à relação ancestral dessas populações com o mar e seus saberes tradicionais, destacando a importância das águas para a sobrevivência e a identidade cultural das comunidades”, completa a vereadora.

SERVIÇO
O que: Audiência Pública Saúde das Pescadoras Artesanais e Marisqueiras
Onde: Centro de Cultura Vereador Manuel Querino da Câmara Municipal de Salvador – Praça Thomé de Souza, s/n, Centro (ao lado do Elevador Lacerda)
Quando: 28 de março (sexta-feira), às 13h

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *