Preservação do patrimônio histórico em debate na sessão ordinária da Câmara
Em pronunciamento na sessão ordinária de segunda-feira (10), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) prestou solidariedade à família de Giulia Panchoni Righetto, turista natural de Ribeirão Preto, de apenas 26 anos, que morreu em razão do desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no último dia 5. A parlamentar também alertou sobre a importância de ações de prevenção para evitar acidentes nos patrimônios históricos de Salvador. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Maurício Trindade (PP), 1º vice-presidente da Câmara.
“Esta Casa deve acompanhar de perto as apurações sobre esse acidente. Em nosso município há muitos casarões com alto grau de risco, além de igrejas. Salvador conta com vários patrimônios históricos e são necessárias iniciativas para evitar tragédias. Inclusive, a perda de um patrimônio histórico é uma ocorrência triste, mas nada se compara a uma vida ceifada”, afirmou a parlamentar.
O vereador Alexandre Aleluia (PL) também lamentou o desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis. “O desgaste na estrutura física das nossas igrejas está muito claro. Após o ocorrido, visitei a Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem, que também está deteriorada. Já a Igreja da Penha está interditada. Neste sentido, enviei notificações ao MPF e IPHAN sobre esta situação”, disse o parlamentar.
E Claudio Tinoco (União) afirmou que “Giulia teve a sua vida ceifada pelas madeiras da Igreja de São Francisco de Assis. Salvador deve honrá-la com uma homenagem”, disse. Ele já protocolou na Casa um projeto de lei que determina que uma das localidades da cidade seja denominada de Rua Giulia Panchoni Righetto. A proposta é que essa nomenclatura seja dada no local onde é, atualmente, a Travessa do Tijolo, no Centro Histórico de Salvador.
Saúde
Já a vereadora Débora Santana (PDT) parabenizou Rodrigo Alves. Ele assumiu, na segunda-feira, a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A parlamentar é presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social da Câmara. “Iremos agendar uma reunião entre integrantes deste colegiado com o novo secretário de Saúde”, afirmou Débora.
O vereador Anderson Ninho (PDT) também parabenizou Rodrigo Alves pela posse como novo secretário de Saúde de Salvador.
Violência
Ainda na sessão ordinária, o vereador Luiz Carlos (Republicanos) repercutiu uma matéria publicada no jornal Correio sobre a expulsão, por criminosos, de moradores de conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. A matéria foi publicada no último dia 3, e informou que estes fatos ocorreram em cinco conjuntos habitacionais do referido programa do Governo Federal em Salvador e em unidades nas cidades de Simões Filho, Feira de Santana, Santo Amaro e Jequié.
Luiz Carlos também recordou que, em 2022, quando ele era secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, o ex-presidente Jair Bolsonaro assinou uma portaria para os municípios realizarem o cadastramento ao programa habitacional Casa Verde e Amarela. “Na ocasião, a Prefeitura de Salvador realizou a desafetação e alienação de terreno e, através de contrato assinado com a Caixa Econômica Federal, serão construídas 200 unidades na localidade de Constituinte”, frisou o parlamentar.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)