Policlínicas de Narandiba e Escada recebem Hemóvel em campanha para estimular a doação de sangue
A Fundação Hemoba e a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) uniram esforços para lançar a campanha FESF na Veia, com o objetivo de reforçar os estoques de sangue na semana que antecede o Carnaval — período que historicamente registra uma queda significativa nas doações. A ação ocorrerá de 17 a 20 de fevereiro, com o Hemóvel estacionado em duas unidades de saúde da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) geridas pela FESF: a Policlínica de Narandiba, nos dias 17 e 18, e a Policlínica de Escada, nos dias 19 e 20.
A iniciativa tem como público-alvo os trabalhadores da FESF, pacientes das policlínicas e a comunidade em geral, buscando mobilizar a solidariedade em torno da doação de sangue — um gesto capaz de salvar vidas, especialmente em períodos críticos como o pré-Carnaval. “Doar sangue é um ato de cuidado com o próximo. Campanhas como essa são essenciais para garantir que os estoques estejam prontos para atender quem precisa, seja em situações de emergência ou tratamentos contínuos”, ressaltou Milena Pamponet, diretora de Gestão Hospitalar da FESF.
A escolha do período não é à toa. Com a proximidade das festividades, aumenta a demanda por bolsas de sangue nos serviços de saúde, enquanto o número de doações tende a diminuir. Segundo a Hemoba, os estoques estão críticos para todos os tipos sanguíneos, reflexo do aumento das solicitações hospitalares e da queda no número de voluntários neste início de ano. “Essas campanhas de doação de sangue, como esta feita em parceria com a FESF, são de grande importância para a Hemoba, principalmente, porque dependemos da captação voluntária dos doadores. A expectativa é que haja uma grande mobilização de voluntários à doação, motivados pelo desejo de ajudar salvar vidas”, declarou Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba.
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Unidades de atendimento – Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.
SESAB