Carnaval 2025: Prefeitura entrega kits para ambulantes do Circuito Batatinha
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) iniciou a entrega de cerca de 300 kits para ambulantes que atuarão no Circuito Batatinha (Pelourinho), nesta terça-feira (25). A ação segue até quarta-feira (26), das 8h às 17h, no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros.
A coordenadora de Feiras e Mercados da Semop, Fabiana Moura, destacou a melhoria no processo de entrega. “Já conversamos com alguns ambulantes e o feedback foi muito positivo. O trabalho realizado para organizar a entrega do kit tem dado ótimos resultados”, afirmou.
A entrega do material é feita de forma simplificada. O ambulante, após apresentar um documento de identidade, retira o kit, que inclui um isopor grande e dois menores para transporte de produtos, além de um colete, um chapéu, uma barraca e uma cesta básica. A novidade deste ano é a adição de uma bancada para facilitar a exposição dos produtos durante as vendas, o que foi muito bem recebido pelos trabalhadores.
O vendedor ambulante Wilton Santos, de 48 anos e há mais de três décadas atuando no setor, elogiou a novidade. “A bancada facilitou muito. Antes usávamos um banco para apoiar, mas agora temos uma estrutura mais profissional. Está bem melhor para trabalhar”, disse.
Capacitação – Todos os ambulantes que recebem os kits passaram por uma capacitação obrigatória, que abordou diversos aspectos do trabalho, como legislações, licenciamento, técnicas de vendas, segurança e higiene. Além disso, o curso também alertou sobre as proibições, como a comercialização de produtos em carros de mão ou a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
A Semop implementou regras rigorosas para garantir a segurança e organização durante o evento. O descumprimento das normas pode resultar na cassação imediata da licença do ambulante, além de outras sanções legais.
Com o pré-Carnaval já movimentando a cidade, muitos ambulantes, como o veterano Éder Souza, de 42 anos, que trabalha há 25 deles na folia soteropolitana, têm grandes expectativas para este ano. “Agora, com mais estrutura, tudo tende a ser mais organizado e espero que o movimento seja bom”, comentou.
Foto: Otávio Santos/Secom PMS
Reportagem: Lucas Vieira/Secom PMS