Partidos definem líderes na Câmara Municipal de Salvador
Mesmo ainda em recesso, os partidos na Câmara Municipal de Salvador (CMS) já definiram quem serão seus líderes a partir deste ano. O PSDB e o União Brasil, por exemplo, foram algumas das legendas que optaram pela recondução dos seus líderes, vereadores Daniel Alves e Claudio Tinoco, respectivamente ao cargo em 2025, após um acordo interno. A lista completa foi divulgada na manhã desta sexta-feira (10).
A reorganização envolveu a definição de novos vice-líderes e já abre discussão para a composição das comissões na CMS que só será definido após o retorno das atividades legislativas, que sempre acontece no dia 2 de fevereiro, mas como neste ano cai num domingo, será no dia seguinte, segunda-feira (3). As lideranças das bancadas de Governo e Oposição também ja foram definidas, com a continuidade de Kiki Bispo (União Brasil) e Aladilce Souza (PCdoB) de volta à CMS, substituindo o vereador Sílvio Humberto (PSB) no posto.
Confira como ficou Colégio de Líderes na CMS:
Liderança do Governo
Líder: Kiki Bispo (União Brasil)
Liderança da Oposição
Líder: Aladilce Souza (PCdoB)
1º Vice-líder: Randerson Leal (Podemos)
2º Vice-líder: Marta Rodrigues (PT)
3º Vice-líder: Felipe Santana (PSD)
4º Vice-líder: David Rios (MDB)
Liderança do Bloco Parlamentar
Líder: Alexandre Aleluia (PL)
1º Vice-líder: Sidninho (PP)
2º Vice-líder: Carlos Muniz (PSDB)
3º Vice-líder: Maurício Trindade (PP)
Partidos
Cidadania
Líder: Isabela Sousa
DC
Líder: Ricardo Almeida
1º Vice-líder: Alex Alemão
MDB
Líder: David Rios
PCdoB
Líder: Hélio Ferreira
1º Vice-líder: Aladilce Souza
PDT
Líder: Omar Gordilho
1º Vice-líder: Débora Santana
2º Vice-líder: Roberta Caires
PL
Líder: Alexandre Aleluia
1º Vice-líder: Cezar Leite
Outros Partidos
PP
Líder: George Gordinho da Favela
1º Vice-líder: Jorge Araújo
2º Vice-líder: Sandro Filho
3º Vice-líder: Sidninho
PSB
Líder: Sílvio Humberto
PSD
Líder: Felipe Santana
PSDB
Líder: Daniel Alves
1º Vice-líder: Rodrigo Amaral
2º Vice-líder: Téo Senna
PSOL
Líder: Eliete Paraguassu
1º Vice-líder: Hamilton Assis
Podemos
Líder: João Cláudio Bacelar
1º Vice-líder: Randerson Leal
PT
Líder: Marta Rodrigues
PV
Líder: André Fraga
Republicanos
Líder: Julio Santos
1º Vice-líder: Ireuda Silva
2º Vice-líder: Luiz Carlos
União Brasil
Líder: Claudio Tinoco
1º Vice-líder: Marcelle Moraes
2º Vice-líder: Alberto Braga
3º Vice-líder: Marcelo Guimarães Neto
Daniel Alves permanece como líder do PSDB
O vereador Daniel Alves, reeleito em outubro com 9.018 votos, foi reconduzido líder do PSDB na Câmara Municipal. Seu primeiro mandato foi em 2020, quando recebeu 5.647 votos.
“É uma honra ser reconduzido como líder do PSDB na Câmara Municipal. Continuarei trabalhando com dedicação e responsabilidade para representar os soteropolitanos e fortalecer nosso partido na defesa de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, declarou Daniel Alves.
O tucano é graduado em publicidade e pós graduado em administração. Além de vereador, foi chefe de gabinete da própria CMS e da Secretaria Municipal de Saúde.
União Brasil também mantém líder
Assim como o tucano, o vereador Claudio Tinoco foi reconduzido, na última terça-feira (7), à liderança do União Brasil na CMS A decisão foi oficializada após acordo entre os vereadores do partido.
“Agradeço aos meus colegas do União Brasil pela confiança em conduzir a maior bancada da Câmara Municipal, desempenhando a função de líder do partido. Renovo meu compromisso de trabalhar pelo fortalecimento do partido e pelo protagonismo da nossa bancada nas iniciativas legislativas, na defesa dos interesses da população e da cidade”, afirmou.
A liderança do União Brasil foi reformulada, com a inclusão de Marcelle Moraes como 1ª vice-líder, Alberto Braga como 2º vice-líder e o novato Marcelo Guimarães Neto como 3º vice-líder. Tinoco também comentou sobre os próximos passos, destacando a organização da participação do partido nas comissões permanentes, temporárias e frentes parlamentares.
“Agora, vamos nos dedicar a organizar a participação dos membros do União Brasil nas comissões permanentes, temporárias e frentes parlamentares. Defendemos a manutenção da presidência da CCJ e de mais uma comissão para o partido”, afirmou o vereador, que já havia exercido a liderança do União Brasil em seu mandato anterior, além de ocupar a função de primeiro-secretário da Câmara.
Lideranças em outros partidos
A bancada do PDT também escolheu sua liderança de forma consensual, com o vereador Omar Gordilho assumindo o cargo de líder do partido. Débora Santana e Roberta Caires foram escolhidas como vice-líderes, enquanto Anderson Ninho manteve a posição de ouvidor substituto na mesa-diretora.
O PP, que elegeu cinco vereadores nas eleições do ano passado, também definiu sua liderança. O vereador George, o ‘Gordinho da Favela’, foi escolhido como líder da bancada, com o novato e campeão de votos Jorge Araújo assumindo a vice-liderança. A sigla obteve aproximadamente 140 mil votos nas últimas eleições municipais, o que reflete a importância da definição de suas representações na Câmara Municipal.
União Brasil lidera composição da CMS
Com o sucesso da reeleição de Bruno Reis, o União Brasil, partido do prefeito reeleito, foi o que mais elegeu vereadores, conquistando sete cadeiras. O resultado foi consolidado pela Justiça Eleitoral, que detalhou a distribuição de cadeiras entre os partidos.
O PSDB e o PP ocuparam a segunda posição, com cinco cadeiras cada. O Republicanos e o PDT, partido da vice-prefeita reeleita, Ana Paula Matos, elegeram quatro representantes cada um. Em conjunto, as 13 legendas da coligação formada para a eleição do Executivo, incluindo União, Republicanos, PP, PDT, entre outros, totalizam 37 eleitos.
PT e MDB têm desempenho abaixo do esperado
Em contraste, o PT teve um desempenho abaixo do esperado. A sigla do governador Jerônimo Rodrigues elegeu apenas uma vereadora, Marta Rodrigues, sua irmã. Na eleição passada, o PT havia conquistado quatro cadeiras na CMS. O resultado também foi desfavorável ao MDB, partido do vice-governador Geraldo Jr, que elegeu apenas um vereador.
A coligação formada por 10 partidos (MDB, PSD, PSB, Podemos, Solidariedade, Avante, Agir, e a Federação PT/PCdoB/PV) elegeu um total de nove vereadores. Já o PSOL, partido que se opõe à administração de Bruno Reis, elegeu dois vereadores para a próxima legislatura.
Reeleição de Carlos Muniz
O vereador Carlos Muniz foi reeleito, no último dia 2, presidente da CMS, conquistando 39 votos dos 43 vereadores. Em seu discurso de posse, o tucano reforçou seu comprometimento com a democracia e que buscará continuar trabalhando para garantir avanços para Salvador.
Essa foi a primeira eleição efetiva do tucano para o cargo, já que herdou anteriormente o posto após o então presidente da CMS, Geraldo Jr (MDB), assumir como vice-governador em 1º de janeiro de 2023.
Confira como ficou nova composição da mesa-diretora na CMS:
Presidente: Carlos Muniz (PSDB) – 39 votos
1º Vice-presidente: Maurício Trindade (PP) – 39 votos
2º Vice-presidente: Duda Sanches (União Brasil) – 39 votos
3º Vice-presidente: Sidninho (PP) – 39 votos
1º Secretário: Claudio Tinoco (União Brasil) – 39 votos
2º Secretário: Ricardo Almeida (DC) – 39 votos
3ª Secretária: Cris Correia (PSDB) – 39 votos
4º Secretário: Kel Torres (Republicanos) – 40 votos
Corregedor: Alexandre Aleluia (PL) – 40 votos
Ouvidor: Hélio Ferreira (PCdoB) – 41 votos
Ouvidor substituto: Anderson Ninho (PDT) – 40 votos
1º Vice-presidente suplente: Randerson Leal (Podemos) – 40 votos
2º Vice-presidente suplente: Ireuda Silva (Republicanos) – 40 votos
1º Secretário suplente: Marcelo Guimarães Neto (União Brasil) – 40 votos
2º Secretário suplente: David Rios (MDB) – 40 votos
Muita Infoemação