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Ouvidoria municipal registrou 1.113 atendimentos em quatro dias do Virada Salvador

A Ouvidoria Geral do Município tem prestado atendimentos presenciais em seu estande, situado na Vila Prefs, desde o primeiro dia do Festival Virada Salvador 2025. Além da demanda espontânea do público, o órgão tem disponibilizado uma equipe volante pela Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, para fazer abordagens e receber orientações, elogios, reclamações e solicitações.

Nos quatro primeiros dias de evento, o órgão registrou 1.113 atendimentos, incluindo tanto aqueles realizados pela equipe volante como os presenciais, e os que foram feitos pela central 156. No total, foram 656 informações/orientações, entre elas, informações sobre a localização da Vila Gastronômica, Palco Brisa e da Arena Game.

No mesmo período, o órgão recebeu 329 elogios, principalmente relacionados aos pontos de hidratação, ao Mirante Acessível e aos espaços de lazer e entretenimento, a exemplo da roda-gigante e Arena Game Salvador. Também foram contabilizadas 12 solicitações e 92 sugestões.

Durante a abordagem da equipe volante, a dona de casa Ivânia Pereira, 45, elogiou a organização do evento. “Está tudo centralizado. E eu percebi que a sinalização está muito boa, com placas grandes orientando a entrada e a saída. Como eu vim com adolescentes, elas já foram identificadas com as pulseirinhas, e eu fiz questão de mostrar a elas a sinalização e os locais onde encontrar ajuda dos órgãos de segurança”.

A administradora Aline Pacheco, 50, gostou da tranquilidade do evento e das opções de entretenimento, a exemplo da roda-gigante, onde se divertiu com a família antes de apreciar os shows. “Eu acho legal também esse serviço de orientação da Prefeitura. Eu mesma tirei dúvidas sobre estacionamento e sobre o horário das atrações. Acho muito bacana”.

Segundo o ouvidor geral do município, Jean Sacramento, todo o trabalho está focado em garantir que todos os serviços sejam bem executados e que eventuais problemas sejam resolvidos rapidamente.

“Vamos continuar fazendo o nosso papel, que é de relação entre a gestão e o cidadão. Uma equipe volante está percorrendo toda arena, identificando reais situações que necessitem de ajustes, como acesso à arena, limpeza de banheiros, transportes e iluminação, tudo que seja sobre serviço municipal. O objetivo é se antecipar às demandas e garantir que tudo esteja pronto antes da chegada do grande público”.

Informatização – Os números registrados pelo órgão estão sendo computados através de um sistema informatizado, com o uso de smartphones e de aplicativo próprio – o que possibilita registro das solicitações e emissão de relatório gerencial para cada área operacional dos órgãos em tempo real. Além disso, o sistema proporciona conhecimento e controle por parte do órgão que origina as solicitações sobre o que ocorre no período da festa.

A Ouvidoria Geral do Município está com estande fixo dentro da Vila Prefs, localizado próximo ao palco Brisas. Além disso, os registros estão sendo feitos pela equipe volante e pelo atendimento 24h, através da central 156 e do Portal Fala Salvador, por meio do endereço eletrônico: www.falasalvador.ba.gov.br.

Foto: Jefferson Peixoto

Texto: Priscila Machado

SECOM/PMS

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