Informações técnicas geradas pela Codesal ampliam a base do portal Salvador Dados
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) passa a suprir o Salvador Dados de informações geradas pelos técnicos do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme, de avaliações e mapeamento de áreas de risco e georreferenciadas, da aplicação de geomantas, e de regiões monitoradas por sistemas de alerta e alarme, entre outras atividades.
A integração da Codesal ao sistema de gerenciamento foi formalizada hoje (24/01) em reunião entre o diretor-geral do órgão Sosthenes Macêdo e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tania Scofield.
Desenvolvido pela Fundação Mario Leal Ferreira, “o portal é um sistema de informações urbanas que tem por finalidade reunir, gerir, integrar e atualizar o conjunto de dados para disseminar informações geoespaciais e alfanuméricas, geradas pelos órgãos da Prefeitura de Salvador sobre a capital baiana”, explica a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tania Scofield.
Segundo o engenheiro agrimensor e cartógrafo da Codesal, Pablo Santos, “é um sistema que tem como objetivo agregar todas as informações georreferenciadas espaciais geradas pela por órgãos da Prefeitura à exemplo da Saúde, Educação e Defesa Civil”.
Após a reunião, a arquiteta e urbanista Tania Scofield parabenizou o trabalho realizado pela Defesa Civil de Salvador “pela qualidade e nível como que os dados estão estruturados. Fiquei surpresa pois desconhecia que tenham alcançado tal avanço”.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, ressaltou que “a qualidade dos dados produzidos pela Defesa Civil de Salvador tem permitido a ampliação do conhecimento da realidade municipal de forma contínua e sistemática, bem como a previsão de fenômenos, de forma a subsidiar o planejamento e a gestão além das tomadas de decisão pelos diversos agentes do poder público em nossa capital”.
Scofield acrescentou que compete à Fundação Mário Leal Ferreira realizar o planejamento e o Salvador Dados visa subsidiar a formulação e avaliação das políticas públicas, assim como possibilitar ao cidadão e aos diversos agentes econômicos e sociais atuantes no território de Salvador o acesso a informações confiáveis sobre a realidade urbana.
ASCOM – CODESAL