NotíciasSalvador

Com mais de 1,5 milhões de visitantes, programação do Natal Salvador chega ao fim com Terno de Reis e apresentações culturais

Desde o dia 9 dezembro do ano passado, luzes espalhadas por todo o Pelourinho deram o brilho ainda mais especial à programação do Natal Luz Salvador. Nesta segunda-feira (6), elas se apagaram às 22h dando fim à festa que reuniu 1,5 milhões de pessoas neste período. O que também marcou o encerramento do evento foram as apresentações culturais que encheram o Terreiro de Jesus. 

Uma delas foi a apresentação do Terno de Reis e Rancho do Boi, com a participação das sambadeiras e do grupo Tambores e Cores. O Dia de Reis inclusive é celebrado nesta segunda. Além disso, o encerramento da programação contou com shows de Manu Dourado e Gerônimo. Ao longo da programação, que começou em dezembro, foram mais 1,5 milhão de visitantes.

A argentina Mara Gonzalez estava pela primeira vez em Salvador. Ela não imaginava que encontraria apresentações culturais e gratuitas pelas ruas do Centro Histórico da cidade no início de uma semana. “Realmente vocês sabem fazer festa. Estou encantada e feliz por conhecer a cultura local”. A turista também aprovou a decoração natalina. “As luzes deixaram os casarões ainda mais coloridos”, observou. 

Sui Ribeiro, uma das responsáveis por fortalecer a cultura do Termo de Reis na cidade e criadora do grupo que se apresentou nesta segunda, destacou a importância da celebração. O grupo que ela criou tem sede na Boca do Rio e reúne cerca de 30 participantes de várias idades e bairros. 

Sui, cujo envolvimento com os ternos já soma 50 anos, explica que essa manifestação cultural celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, carregando presentes simbólicos: ouro, incenso e mirra. Além disso, as cores das vestes – branca, negra e amarela – representam as raças existentes no mundo da época. 

“Onde há catolicismo, há terno de reis. Em Salvador, chamamos de terno de reis, enquanto no interior da Bahia é conhecido como reisado, com diferenças musicais, como o uso de bandas de pífaro no lugar de orquestras.” 

Quem também se apresentou no encerramento do Natal Luz Salvador foi a cantora Manu Dourado e Gerônimo. No intervalo de uma das atrações, o público pôde conferir uma queima de fogos sob as cúpulas das igrejas seculares que cercam o Centro Histórico. 

Números – O Natal de Salvador se consolida como um dos maiores eventos populares do Brasil, atraindo mais de 1,5 milhão de pessoas entre os dias 9 de dezembro e 6 de janeiro. Ângelo Magalhães, diretor de Iluminação de Salvador, destacou o impacto do evento, que envolveu uma megaestrutura e gerou resultados expressivos para a cidade. 

“Foram mais de 500 pessoas envolvidas na produção, que começou no dia 20 de outubro. Instalamos mais de 50 milhões de microlâmpadas no Centro Histórico, repetindo o sucesso do Circuito Natalino do ano passado. Este evento foi essencial para o comércio local, com permissionários e comerciantes encantados pelos resultados”, afirmou Magalhães. 

Além disso, cerca de 300 mil pessoas visitaram a Casa do Papai Noel, um dos grandes atrativos do circuito. O projeto contou com o apoio de grandes marcas como Coca-Cola e Natura. O diretor enfatizou a importância do evento para a economia para a capital baiana. 

“Criamos um novo produto para a cidade e uma nova matriz econômica. O Natal trouxe um comércio pujante, movimentando a economia local e promovendo o Centro Histórico como destino turístico e cultural. Fizemos o maior e melhor Natal popular do Brasil, e o sentimento é de dever cumprido. Em 2025, teremos ainda mais novidades para consolidar este evento que veio para ficar”, concluiu. 

A professora Fabiana Matos da Paixão, de 41 anos, de Juazeiro, no norte do estado, e Terezinha Gonçalves, de 36, natural de Teresina, no Piauí, em sua primeira vez na cidade, relataram suas impressões sobre o evento no Centro Histórico. Fabiana, que há três anos visita Salvador no Natal, destacou a beleza e a organização das festividades. 

“Todos os anos eu venho, e é maravilhoso. Este ano, a decoração está ainda mais bonita, com detalhes como o Presépio e cenários para fotos. Viemos em um grupo de 15 a 20 pessoas, incluindo minha filha, meu esposo e outros familiares, para curtir juntos”, contou. Apesar de não conseguir visitar todos os cenários, Fabiana elogiou as opções oferecidas, como o passeio de charrete, que ela aproveitou com a família. “A experiência foi incrível, com mais possibilidades de registrar momentos especiais”. 

Já Terezinha, que conheceu Salvador pela primeira vez, ficou encantada com a cidade e sua receptividade. “Sempre ouvi dizer que as pessoas aqui são carismáticas e acolhedoras, e isso é verdade. Me senti segura e tranquila o tempo todo”, afirmou. Ela veio a convite de uma amiga para um bate-volta, mas garantiu que, mesmo com pouco tempo, aproveitou bastante a visita. “As decorações natalinas estão incríveis. Tudo muito bem organizado. A cidade está de parabéns”.

SECOM

Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *