EsporteNotícias

Bahia completa 94 anos de histórias

Um dos clubes mais importantes do futebol brasileiro, detentor de títulos expressivos, como o bicampeonato nacional (1959 e 1988) e privilegiado por ter uma imensa e apaixonada torcida, o Esporte Clube Bahia completa nesta quarta-feira (1/12) 94 anos de fundação.

No dia 8 de dezembro de 1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, quatro ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis, além de um da Associação Atlética da Bahia, discutiram a formação de um novo time de futebol. Quatro dias depois, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reuniram-se para definir os rumos da nova agremiação. Naquela reunião, foram definidas as cores da (branco, azul e vermelho).

No dia 1º de janeiro de 1931, após outras reuniões do grupo, o Esporte Clube Bahia nascia com a presença de profissionais liberais, funcionários públicos, jornalistas, microempresários e estudantes. O médico Waldemar Costa foi o seu primeiro presidente.

A primeira partida de futebol do Bahia foi disputada em 1º de março de 1931, contra o Ypiranga: triunfo por 2 a 0, com gols de Bayma e Guarany. O duelo durou 20 minutos e foi válido pelo Torneio Início do Estadual.

Ao longo de sua vitoriosa trajetória, o Bahia passou a ser um grande colecionador de títulos. São os dois Brasileiros, 50 Estaduais até o momento e quatro da Copa do Nordeste (2001, 2002, 2017 e 2021), entre muitos outros.

Além de brilhar no futebol masculino e em outras modalidades, o Bahia também tem investido no futebol feminino. Em 2024, a equipe das meninas ganhou o Brasileiro A2 e se juntará em 2025 à elite do futebol feminino do país.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Bahia pelos seus 94 anos de glórias.

CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *