NotíciasSalvador

Limpurb intensifica conscientização ambiental em ação no Porto da Barra

A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), tem intensificado uma série de ações de educação ambiental nas praias da cidade com a chegada da alta estação. O projeto “A Onda é Preservar” visa sensibilizar banhistas e turistas sobre a importância de adotar comportamentos mais sustentáveis durante a visitação às praias. Na manhã da última sexta-feira (20), a ação aconteceu no Porto da Barra, um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade.

O projeto tem como foco educar os frequentadores da orla, oferecendo orientações, dicas e exposições sobre como reduzir o impacto ambiental gerado pelo lixo e pelos resíduos deixados nas praias. As atividades contam com a participação da equipe de educação ambiental da Limpurb e de diversos parceiros, como o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), o Grupo de Estudos de Animais Selvagens (Geas) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o grupo Mergulho Pirata, além do apoio da Capelinha.

O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, explicou que o projeto tem um propósito conceitual e prático. “O primeiro é fomentar acerca dos impactos que suas ações tem no meio ambiente e fauna marinha. Também, reduzir os riscos provenientes do descarte irregular dos produtos consumidos na praia durante esse período”, disse.

Durante a ação no Porto da Barra, Lorena Freitas, representante do Niez/Ucsal, contou como tem ocorrido o projeto. “Na ação, há pessoas recolhendo lixo na areia, enquanto outras estão no mar, ajudando da mesma forma. No total, são mais de 20 pessoas envolvidas. Além disso, realizamos uma exposição de animais marinhos, com diferentes tipos de espécies: bentônicos, corais, aves, além de um crânio de golfinho. É uma ação muito rica em conscientização”, citou.

A coordenadora de Educação Ambiental da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, disse que o objetivo é despertar a consciência ambiental na população e sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “Detalhes simples, como trazer um saquinho para depositar os resíduos ao vir à praia, em vez de deixá-los na areia ou, ainda pior, no mar, são fundamentais. Muitos desses resíduos não são coletados a tempo, pois a maré pode subir e os carregar para a água, e o pior: podem demorar anos para se decompor”, emendou.

Trabalho conjunto – Representante do Mergulho Pirata e mergulhador há mais de 15 anos, Ronaldo Batista ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Nos juntamos à Limpurb para promover essa ação de conscientização ambiental. Hoje, recolhemos uma grande quantidade de itens, como fraldas descartáveis, garrafas e latas de cerveja, tampinhas de garrafa, plásticos PET, palitos de churrasco, que são extremamente perigosos para quem anda descalço na praia, e canudos, que representam um grande risco para os animais marinhos. O sextou não é só para diversão, e, sim, para preservação”, brincou.

Turista de João Pessoa, Sandra Olga, de 43 anos, aproveitou a estadia na capital e participou da mobilização no Porto da Barra. “Estou achando a ação maravilhosa, totalmente útil para que as pessoas consigam absorver o máximo de informação possível. Eu não sabia, por exemplo, sobre a importância das conchinhas e o quanto elas são necessárias para permanecer no mar. É um trabalho excelente que a Prefeitura de Salvador está fazendo. É ótimo que as pessoas venham à praia, curtam o ambiente e, mais importante, venham com a consciência de manter o local limpo”, opinou.

O projeto “A Onda é Preservar” segue durante todo o período de verão, quando o fluxo de pessoas nas praias aumenta significativamente, tanto de soteropolitanos quanto de turistas. Neste mês de dezembro, além do Porto da Barra, a ação já foi realizada na praia da Boca do Rio.

Foto: Bruno Concha

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Mateus Soares

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *