NotíciasOpinião

Vida e Liberdade

Após a vida, o bem mais precioso que possuímos é a liberdade? Essa é uma reflexão frequentemente mencionada por juízes ao proferirem a sentença de um réu, condenando-o após um julgamento. Mas essa frase possui dois significados: o sentido imediato do momento e um sentido mais profundo, que talvez não seja compreendido pelo réu, que cometeu o crime sem um entendimento pleno do valor da liberdade e da responsabilidade que ela exige.

Sabemos que vida e liberdade caminham lado a lado. Elas compartilham entre si os melhores momentos, as atitudes corretas e as referências positivas. Existe, porém, uma dimensão maior em torno dessa situação que todo ser humano deve compreender. Um julgamento feito por violação das leis estabelecidas pela sociedade leva, sim, a uma condenação. Contudo, a verdadeira liberdade jamais será completamente retirada se houver uma busca por reconstruir os pilares pessoais, se houver arrependimento e desejo genuíno de mudança.

Com o compromisso de transformação, o indivíduo pode resgatar sua liberdade e, junto dela, uma vida mais plena e significativa.

Como definir o que é a vida?

Em termos da definição Fisiológica, a vida foi definida como qualquer sistema capaz de executar um número de funções tais como: Alimentação, metabolização, excreção, respiração, movimento, crescimento, reprodução, resposta a estímulos externos

O que é a definição de liberdade?

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

Visão Cidade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *