Limpurb intensifica ações de Educação Ambiental em escolas municipais
Neste mês de novembro, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) está promovendo uma série de ações de educação ambiental em escolas municipais e particulares, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações sobre a importância da sustentabilidade. As atividades incluem palestras e oficinas, com destaque para a confecção de brinquedos reutilizando materiais recicláveis.
Na Escola Municipal Ana Nery, no Rio Vermelho, a ação realizada na segunda-feira (11) envolveu alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com foco na reciclagem e nos “5 R’s” – repensar, reduzir, reciclar, reutilizar e recuperar. Durante a palestra, os estudantes aprenderam sobre como transformar resíduos em novos produtos, além de discutir como evitar o descarte incorreto de materiais. Uma das atividades práticas foi a oficina de binóculos feitos a partir de rolinhos de papel, incentivando os pequenos a aplicarem o que aprenderam na prática.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, essas ações fazem parte de um calendário contínuo de mobilização, com eventos planejados para ocorrer semanalmente em diferentes escolas. “A ideia é levar essas mensagens sobre sustentabilidade para as escolas, para que os alunos possam replicar esse aprendizado em casa e na comunidade”, explicou Rosemary. Ela também anunciou que, após o fim do período escolar, a Limpurb focará em ações de conscientização nas praias, especialmente nas mais frequentadas por banhistas.
A coordenadora pedagógica da Escola Ana Nery, Fátima Dorneles, ressaltou que temas como sustentabilidade e proteção ambiental, abordadas na atividade da Limpurb, estão alinhados ao projeto pedagógico da escola, que trabalha com a valorização das origens afrodescendentes e indígenas, além de buscar cultivar uma postura mais consciente nos alunos. “Estamos formando cidadãos que, no futuro, terão a responsabilidade de cuidar do nosso planeta”, afirmou.
Os alunos participaram ativamente da palestra e se mostraram muito receptivos aos ensinamentos sobre reciclagem e sustentabilidade. Maísa Lessa, aluna do 5º ano, disse ter aprendido mais sobre a coleta seletiva e como separar corretamente os resíduos. “Eu já sabia um pouco sobre reciclagem, mas aprendi mais hoje, sobre como separar os materiais de forma certa”, contou a estudante
Foto: Jefferson Peixoto
Reportagem: Nilson Marinho e Lucas Vieira
SECOM