NotíciasOpinião

Justiça e Injustiça

Essas duas palavras, justiça e injustiça, carregam significados profundos e refletem o caráter das ações humanas. De um lado, a justiça representa uma situação favorável, aceitável e, acima de tudo, um ato de bem. Ela traduz a verdade, promovendo uma conduta que eleva o que é melhor no ser humano. A justiça não se limita ao cumprimento de um dever; ela é a essência de uma sociedade que valoriza a integridade e o respeito.

Por outro lado, a injustiça é um reflexo claro do que não é aceitável, do que falta coerência e benefício, deixando sempre a desejar. A injustiça é marcada pela ausência de valores elevados, revelando o que é incorreto, prejudicial e, muitas vezes, egoísta. Praticá-la é um erro que não só impacta quem a sofre, mas também compromete a confiança e o bem-estar de todos.

Praticar a justiça, por sua vez, transcende a moralidade e torna-se um ato humano essencial. Não é apenas um dever; é a expressão do que há de melhor na sociedade, uma demonstração do que significa viver com ética e compaixão.

Leia abaixo sobre a justiça e a injustiça e tire suas próprias conclusões.

Qual é justiça?

Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

O que você entende por justiça?

De maneira geral, justiça se refere a um estado ideal que usamos como modelo para organizar a interação nos sistemas sociais, de modo a obter um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades das pessoas envolvidas em um grupo social, comunidade ou sociedade.

Qual é a função da justiça?

O SEU PAPEL É JULGAR, DE ACORDO COM A LEI, OS CONFLITOS QUE SURGIREM NA SOCIEDADE. AO PODER JUDICIÁRIO COMPETE INTERPRETAR AS LEIS E APLICAR O DIREITO DE ACORDO COM OS CASOS A ELE APRESENTADOS, POR MEIO DE PROCESSOS JUDICIAIS QUE COMEÇAM POR INICIATIVA DOS INTERESSADOS.

Por que a Justiça é tão importante?

A importância da justiça, em todo o mundo, reflete a necessidade dos povos em dar fim aos conflitos de interesses. Por este motivo, se faz de extrema necessidade a criação de normas, regras e meios que possibilitem a concretização dessa Justiça.

Injustiça 

Qual é o conceito de injustiça?

Significado de Injustiça

Em que não há justiça; sem justiça; iniquidade. Ação e/ou comportamento que se opõe à justiça. Que viola os direitos de outra pessoa: seu chefe cometia muitas injustiças.

O que a injustiça causa?

“A injustiça acaba corroendo a sociedade e os vínculos entre seus Poderes. Calar diante da institucionalização da injustiça dissolve os vínculos sociais e gera insegurança e desconfiança na sociedade”, afirmou Solsona.

O que é agir com injustiça?

A injustiça é uma qualidade relativa à ilegalidade ou resultados imerecidos. O termo pode ser aplicado em relação a um evento ou situação particular, ou para um status quo maior. Na filosofia ocidental e na jurisprudência, a injustiça é muito comum, mas nem sempre é definida como a ausência ou o oposto da justiça.

Como se sente uma pessoa injustiçada?

Ressentimentos, arrependimentos e até atormentações são aspectos que podem fazer parte da vida do sujeito de quem foi injusto. Ademais, com tais aspectos por causa disso, casos de depressão profunda podem se manifestar com facilidade.

Como enfrentar a injustiça?

Para combater a injustiça, é fundamental que cada indivíduo revisite suas próprias atitudes, compreendendo seus impactos na sociedade. Isso envolve educar-se sobre as questões sociais, econômicas e políticas que contribuem para a injustiça e reconhecer nossos próprios preconceitos e privilégios.

Visão Cidade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *