NotíciasOpinião

Fios irregulares em postes: Um perigo constante

Em praticamente todos os lugares, é impossível caminhar sem se deparar com um emaranhado de fios pendurados nos postes. Entre fios de alta tensão, cabos que fornecem energia elétrica para as residências e os fios das empresas provedoras de internet, a situação se apresenta desordenada e perigosa. Em alguns postes, há até mais de uma caixa de equipamentos instalados pelas operadoras de internet, contribuindo para o caos.

Esses emaranhados de fios, sem qualquer organização ou critério, frequentemente causam incêndios, colocando em risco a segurança de todos. Além disso, comprometem a mobilidade urbana, afetando ônibus, veículos de grande porte e até pedestres, já que muitos cabos acabam ficando expostos nas calçadas.

A questão exige uma solução urgente. É necessário realizar uma limpeza e reorganização geral, tanto em Salvador quanto em outras cidades do estado. Fala-se que as operadoras de internet pagam uma taxa à Coelba para utilizar os postes, mas o resultado é uma verdadeira desordem que ameaça a segurança pública. Por outro lado, a prefeitura de Salvador alega que, para atuar na fiscalização, precisa ser acionada pela Coelba, o que gera uma situação de impasse e prejudica a população.

Uma solução mais abrangente seria a realização de estudos e projetos para a implantação de redes subterrâneas de energia elétrica e telecomunicações. Apesar do custo elevado e do tempo necessário para executar esse tipo de infraestrutura, os benefícios seriam significativos. Além de eliminar o visual caótico e deprimente dos postes carregados de fios, essa medida garantiria maior segurança para os cidadãos e eficiência no fornecimento de serviços.

Hoje, olhar para os postes nas ruas da Bahia é, de fato, desanimador. É hora de transformar essa realidade, buscando soluções que tragam organização, segurança e qualidade de vida para a população.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *