NotíciasOpinião

Eleições municipais 2024: Temas que não saem da cabeça do eleitorado

A cada eleição, o eleitor espera por mudanças nos políticos — na postura, na visão e no que representam. Há uma expectativa de que eles tragam algo positivo e concreto, mas, em grande parte, essa mudança deveria começar com o próprio eleitor. No ato democrático de escolha, cada voto representa a chance de escolher o melhor para o coletivo. Infelizmente, o que vemos no dia da eleição muitas vezes é uma inversão dos discursos e das promessas, revelando uma discrepância entre o que foi prometido e o que realmente acontece. Para quem mantém a mesma escolha, nada muda: a população continua sem acesso adequado à educação, saúde, transporte, saneamento básico e moradia. Após a eleição, surgem as reclamações e o arrependimento por não ter feito uma escolha consciente.

É fundamental que cada eleitor reavalie o conceito de política e tome responsabilidade individual por suas escolhas. Muitos parecem fechar os olhos no dia do voto, reelegendo ou elegendo aqueles que já causaram sofrimento e negligência em suas comunidades. Será que esses políticos, de volta ao poder, vão realmente mudar? A resposta muitas vezes é não. O eleitor precisa assumir sua identidade, escolhendo candidatos baseados em princípios e valores, e não em promessas vazias ou na busca de benefícios pessoais. Política deve ser troca de ideias e diálogos construtivos, com o objetivo de progresso para toda a sociedade.

Nas eleições municipais, muitos candidatos são eleitos e reeleitos, mas nem todos têm o apoio genuíno da população. Há quem questione a forma como esses políticos se elegem, principalmente em cidades onde a máquina administrativa interfere até os últimos dias, influenciando o voto. Mesmo assim, é hora de o eleitor acordar e lembrar que o dia da eleição marca o início de mais quatro anos de gestão. Como diz dona Maria do Rosário, “depois que o voto é dado, não há como cobrar o que já foi decidido.” Que o futuro próximo traga uma nova consciência ao eleitorado brasileiro, para que cada voto reflita uma escolha autêntica e responsável.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *