Autorização e realização: Qual a diferença?
Durante o período das pré-campanhas e campanhas políticas, a população se depara com inúmeras assinaturas de autorizações para obras e projetos em diversas áreas por parte dos políticos no poder. Com a “caneta na mão” e o controle da máquina pública, esses políticos fazem autorizações em áreas fundamentais como saúde, educação, transporte, moradia, pavimentação, emprego e renda. Muitas vezes, essas autorizações se repetem de eleição em eleição, como uma promessa renovada, mas nem sempre realizada.
A diferença entre autorização e realização, no entanto, é profunda. Enquanto a autorização simboliza a intenção de atender às necessidades da população, a realização é a concretização dessas promessas. Infelizmente, o que se vê com frequência é que muitas dessas autorizações ficam apenas no papel, sem que se tornem realidade. Essa lacuna entre autorizar e realizar reflete a falta de compromisso e revela uma preocupação maior com a vitória nas urnas do que com o verdadeiro desenvolvimento para o povo.
Como bem disse Antônio Carlos, “o erro de um dia pode custar quatro anos”. Precisamos, portanto, entender melhor essa diferença e construir uma identidade eleitoral sólida e consciente. Que a distância entre a autorização e a realização não seja um obstáculo para o progresso que tanto necessitamos.
O que é autorização?
Ação ou resultado de autorizar; conceder permissão para que alguém faça alguma coisa; concessão. [Jurídico] Permissão ou poder atribuído a alguém para que esta pessoa realize determinada ação jurídica.
Com isso não quer dizer que essa autorização será devidamente cumprida que essa autorização será totalmente respeitada no âmbito das suas prerrogativas um exemplo tão simples tem se vistos neste período diversas autorizações realizadas por governadores e estado em diversos municípios sabe-se lá por quê pois estamos em pleno período eleitoral em alguns desses municípios para a eleição do segundo turno para a escolha dos seus prefeitos mas tem se visto diariamente autorizações de ampliações de hospital autorizações de pavimentações de estradas dentre outras autorizações porém elas não passam de meras assinaturas em palanques político.
O que é uma realização?
Satisfação ou sucesso numa tarefa, numa função, numa actividade ou num desejo neste período também tem se visto diversas propagandas mostrando realizações feitas por todos os estados numa tentativa de demonstrar ao povo que eu fiz eu posso fazer sem entender que essa é uma obrigação dos governos tanto estadual como Municipal como da União o povo é passivo de todas essas situações as realizações são demonstradas em uma forma de mostrar o que está sendo realizado o que está sendo feito mesmo que seja única e exclusivamente uma obrigação não se precisa se demonstrar suas realizações em propagandas os seus atos ele devem ser feitos de teor profissional.
Por onde quer que você vá nas cidades aonde terá segundo turno em todo o território nacional tem-se visto essa palavrinha autorizado por realizado por Na tentativa de demonstrar força Na tentativa de demonstrar poder na tentativa de convencer o eleitorado que ele pode fazer sempre mais o que na verdade é tão somente uma obrigação dos governos e um direito do povo mas de maneira que é demonstrada emissoras de TV em rádio e outros veículos de comunicação passa uma conotação direta de propaganda política e dessas propagandas Na tentativa de que o povo o maior interessado em tudo isso possa acreditar naquilo que é dito muitas dessas autorizações feitas pode-se dizer que uma média de 60 a 70% elas não são realizadas e ficam no esquecimento na lembrança de que um dia fulano de tal prometeu vamos avaliar de maneira plena estamos prestes a eleição do segundo turno temos que ter cuidado em todas as avaliações pois o direito do povo passa pela obrigação do poder público em desenvolver as suas realizações.
Visão Cidade