Vera Cruz: Alguém teria uma resposta plausível e convincente?
Vejamos as perguntas que surgem em Vera Cruz em relação ao trabalho na Câmara Legislativa. Ser vereador é fácil?
Teoricamente, deveríamos ter 44 sessões ao longo do ano. No entanto, até agora, em 2024, tivemos apenas 9 sessões. Coincidentemente, até o final do ano, só poderemos realizar outras 9 sessões, totalizando 18 no ano. O mais interessante é que 26 sessões não ocorreram — 4 devido ao recesso junino e 22 pela falta de quórum.
Agora que a situação governista conta com a maioria de 8 vereadores, surge a pergunta:
Quem será o próximo presidente da Câmara? E quando teremos a próxima sessão ordinária?
Mesmo que as 9 sessões restantes aconteçam, o número de sessões suspensas continuará sendo superior a 50%.
Dentro desse contexto, nas eleições de 6 de outubro, os eleitores de Vera Cruz expressaram sua vontade nas urnas, reelegendo 9 vereadores e elegendo 3 novos, além de um retorno de um ex-vereador. Os reeleitos foram: Elton (UB), Niraldo (UB), Tatinho (MDB), Ivan (MDB), Jorge Rasta (PDT), Olímpio (PDT), Neto Mola (Republicanos), Jeová (Podemos), e Fábio Costa (PSD). Os novos nomes são: Dr. João (PT), Apolo (PSB), Val da Caçamba (PSD), e o vereador que retorna é Marquinhos (Podemos).
Com isso, a composição da próxima legislatura, de 2025 a 2028, fica da seguinte forma: 8 vereadores eleitos pela coligação da atual gestão e 5 pela oposição.
O tabuleiro está montado, as peças do xadrez estão prontas para se moverem. Agora, resta saber quais serão os próximos passos. Nomes para a presidência da Câmara já estão sendo cogitados. Será que o atual presidente abrirá mão em prol de novos nomes? Ou será que uma aliança trará aclamação? Só nos resta aguardar os próximos desdobramentos.
Visão Cidade