STP: Serenidade, Tranquilidade e Paz
Esses elementos são essenciais para uma vida plena, para alcançar entendimento, discernimento e autoconhecimento, e, acima de tudo, para viver em harmonia consigo mesmo. A serenidade é particularmente fundamental e pode ser definida de várias maneiras: como calma, sossego, paz mental, equilíbrio emocional, autocontrole e domínio de si mesmo. De forma prática, talvez a melhor definição seja “a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos.”
A tranquilidade, por sua vez, é algo que devemos buscar constantemente, pois renova, revigora, alivia o estresse e o mau humor. É esse estado que nos permite encontrar harmonia nos pensamentos e emoções, eliminando o desejo ou impulso de causar sofrimento a si ou a outros. E, finalmente, a paz — essa qualidade tão vital para qualquer pessoa — é a soma, a divisão e a eliminação dos fatores negativos que podem ameaçar o que temos de mais precioso. Paz é, geralmente, um estado de calma e tranquilidade, marcado pela ausência de perturbações e agitação, e muitas vezes implica na ausência de violência ou conflito.
Essas três letras, STP, representam qualidades que precisamos cultivar no nosso dia a dia e nas nossas relações, principalmente ao considerarmos que as nossas ações e desejos muitas vezes impactam os outros. Precisamos, então, de serenidade, tranquilidade e paz para manter viva em nossos corações a promessa de um amanhã alinhado com os valores que defendemos. Esse é um chamado para constantemente nos reavaliarmos, para buscar a verdadeira essência da vida e o respeito por todos, desde o recém-nascido até o ancião.
Por fim, há uma palavra de quatro letras que resume e potencializa todos esses valores e que define uma jornada completa: Amor. Essa palavra, cultivada como uma flor em um jardim, é capaz de transformar tudo ao nosso redor de forma extraordinária.
Visão Cidade