Outubro Rosa: Feira de Saúde leva serviços gratuitos para a população no Parque da Cidade
Moradores de Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Candeal e bairros adjacentes tiveram serviços de saúde e sociais mais próximos de onde vivem, na manhã desta sexta-feira (18), com a realização da Feira de Saúde, evento promovido pela Prefeitura de Salvador, em parceria com o Parque Social, para a disponibilização de atendimentos gratuitos voltados para o bem-estar da população.
A feira será realizada até 16h na área verde do Parque da Cidade, no Itaigara. No local, é possível ter acesso a uma variedade de serviços, como mamografia, aferição de pressão arterial, glicemia e dicas nutricionais. Também integram a ação a distribuição de absorventes, de fraldas para Pessoas com Deficiência, uma feira do Programa Agente de Empreendedorismo e um Bazar Social.
“Hoje é um dia muito especial, pois o Outubro Rosa não pode ficar para depois. Nós precisamos conscientizar toda a população, todas as pessoas, inclusive as crianças para que elas possam também contribuir com as famílias e chamar a atenção para a prevenção. O Parque Social convidou outros parceiros da Prefeitura para que, juntos, trouxessem para a população do entorno e a todos os demais interessados essa oportunidade de realização da mamografia, de conhecer o trabalho de empreendedores que fazem parte do nosso programa Agente de Empreendedorismo, em parceria com a Semdec”, afirmou Sandra Paranhos, diretora-geral do Parque Social.
A assistente social Leila Gonzaga, de 44 anos, aproveitou que estava trabalhando nas proximidades para fazer a mamografia. “Achei uma iniciativa maravilhosa, tanto que eu precisava fazer esse exame e, devido ao tempo, aliado à correria do dia a dia, eu não consegui marcar. Aproveitei essa oportunidade para fazer e já liguei para as amigas que moram aqui perto para fazer também”.
Edileide Vieira, gerente do programa Saúde nos Bairros, comemorou a iniciativa: “É muito importante trazer a saúde para onde as pessoas não têm muito acesso. Muita gente tem dificuldade para marcar uma mamografia, e aqui é possível fazê-la gratuitamente com mais facilidade, além de passar por consulta com o médico clínico. Além disso, amanhã (19) teremos eletrocardiograma”.
Outras atividades – Como parte do evento, a SPMJ, em parceria com a Plan International, montou um estande para a distribuição de absorventes e apresentação de uma palestra sobre Dignidade Menstrual.
Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) convidou todos os idosos integrantes do projeto Saúde da Melhor Idade para uma caminhada. “A Feira acabou integrando várias atividades no mesmo local, beneficiando as idosas que participaram da caminhada com exames de mamografia e também com os produtos comercializados a baixo custo no Bazar e na Feira do Empreendedorismo. Portanto, está sendo um evento muito bom”, contou James Azevedo, coordenador de Ações e Prevenção à Violência da GCM.
Empreendedorismo – A Feira do Programa Agente de Empreendedorismo e o Bazar Social, realizados no estacionamento do Parque Social e na Praça da Melhor Idade, comercializam alimentos, a exemplo de bolo, salgados, sequilhos, café e geladinho; além de roupas produzidas artesanalmente com a técnica do crochê, bijuterias e artigos de tricô.
Neide Luz, de 76, participa do projeto Saúde da Melhor Idade da GCM e aproveitou a caminhada no local para fazer umas compras. “Estou achando maravilhosa a ação. Meus filhos me dão o maior apoio para participar. Estou até comprando alguns produtos para levar para a minha filha em casa, fazer uma surpresa para ela. Acho importante esse fomento ao empreendedorismo”.
Uma das comerciantes da feirinha, a agente de empreendedorismo de Valéria, Cláudia Pereira, 48, destacou a importância da iniciativa: “Eventos como esses são muito importantes para a visibilidade do nosso trabalho e para o empoderamento da mulher. As pessoas acabam conhecendo o nosso produto, o que torna também uma oportunidade para expandirmos a nossa rede de contato”.
Sábado – Neste sábado (19), a partir das 8h30, haverá mais uma caminhada contra o Câncer de Mama no Parque da Cidade. A atividade terá início no estacionamento, próximo ao Colabore, e se estenderá até a Praça Confúcio, com retorno à área verde, próximo à sede do Parque Social, onde será promovida uma roda de conversa sobre o câncer de mama com um profissional da saúde.
Neste dia, também haverá a Feira do Empreender com Elas, da Diretoria da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
O evento conta com a parceria das secretarias municipais da Saúde (SMS); de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis); Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ); Ordem Pública (Semop); Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec); Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); e da organização humanitária não governamental e sem fins lucrativos Plan International.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Priscila Machado/ Secom PMS
Foto: Bruno Concha-Secom-Pms