Mais 200 estudantes visitam a Assembleia nesta semana
Cerca de 200 estudantes do ensino médio e fundamental de Salvador realizaram visitas guiadas nas dependências da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e assistiram preleções, através do programa “A Escola e o Legislativo”, durante a semana. A iniciativa da Escola do Legislativo tem como objetivo aproximar o Parlamento baiano da sociedade e estimular a participação política e o exercício da cidadania.
De acordo com a coordenadora Cynthia Rabelo, que recepciona os alunos na rampa e apresenta uma das palestras na Casa, essa semana a ALBA recebeu alunos de quatro instituições: na terça-feira (8) pela tarde, o Instituto Profissional Eurides Santana; na quarta-feira (9), pela manhã, foi a vez da Escola Almirante Barroso; na quinta-feira (10), o Colégio Estadual Clériston Andrade, pela manhã, e o Colégio Municipal 2 de Julho, pela tarde.
“É gratificante receber a comunidade e poder aproximá-la do Parlamento, ver os alunos se envolvendo e interagindo com os palestrantes, descobrindo que a Casa do Povo é acessível sim a eles. E, quando retornam, já estão com outras perguntas, interessados sobre as dinâmicas não só do Legislativo, mais dos poderes Executivo e Judiciário. Nosso roteiro também estimula que se debrucem sobre a preservação da memória e da cultura, ao conhecer sobre obras de arte do nosso acervo, além dos espaços da Biblioteca e do Memorial”, descreveu Cynthia Rabelo.
No plenarinho da Casa, os discentes ouviram atentamente sobre as funções do Poder Legislativo e sua estrutura organizacional, temas sobre os quais os servidores Laura Ramos, Ian Schwartz, Marilanja Pereira e Viviane Souza costumam se revezar como palestrantes. Também conhecem o Memorial do Legislativo, onde estão guardados documentos e objetos da história da ALBA, coma supervisão do servidor Pierre Malbouisson, além de visitarem a Biblioteca Aloysio da Rocha Franco, acompanhados pela servidora Rosângela Lopes.
O programa “A Escola e o Legislativo” também proporcionou aos alunos conhecer de perto as obras de arte da Casa, momento que é enriquecido com a palestra do funcionário Evandro Carvalho ao tratar sobre o painel “Procissão de Bom Jesus dos Navegantes”, do artista plástico Carlos Bastos, além da escultura “Primeiro Governador da Bahia”, de Carybé, que ocupa a estrutura externa de concreto do prédio.
ALBA