NotíciasSalvadorSaúde

Cirurgia de ‘língua presa’ completa um ano de implantação na rede municipal de Salvador

Neste mês de outubro, a Prefeitura de Salvador comemora um ano de implantação da frenectomia lingual, procedimento cirúrgico que possibilita o funcionamento integral da língua, através da correção da anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”. Mais de 230 crianças de zero a quatro anos foram beneficiadas.

O atendimento interdisciplinar é realizado no Centro de Especialidades Odontológicas no Multicentro Carlos Gomes, administrado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com uma equipe composta por odontopediatras e apoiadores de fonoaudiologia e consultoria de amamentação, que colaboram na qualidade de vida da criança e das famílias.

A balconista Saimara Gonçalves, mãe de Elizabeth, de 8 meses, conta que o procedimento foi fundamental para a alimentação da menina. “A cirurgia melhorou bastante, porque a língua presa afetou muito a alimentação dela. Meus seios se feriram bastante, ela não conseguia puxar leite suficiente. Foi aí que eu acabei introduzindo a fórmula na alimentação dela. Porém, graças a Deus, depois do procedimento eu consegui fazer o desmame da fórmula, onde ela ficou só com amamentação”, disse.

“Tudo isso ocorreu depois do procedimento. Foi mais rápido do que eu esperava, tanto para fazer, quanto para cicatrizar e para ter o resultado positivo que teve”, comemora Saimara.

A coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal, destaca os benefícios do procedimento. “Graças ao teste da linguinha, conseguimos identificar precocemente os casos de anquiloglossia e realizar todo o acompanhamento necessário, para que essas crianças possam se alimentar de forma correta, seja tendo a pega correta para a amamentação ou a mastigação, além de conseguirem desenvolver a fala de maneira apropriada.”

Acesso – O paciente deverá comparecer em uma Unidade de Saúde (UBS ou USF) para a primeira avaliação, e a partir disso ocorre o encaminhamento dos dados da criança (Cartão Sus, nome completo e telefones para contato) para o e-mail do CEO Carlos Gomes (ceocarlosgomes@salvador.ba.gov.br), responsáveis pelo contato com a família para agendamento da cirurgia.

SECOM

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *