Cican promove Dia “D” do Outubro Rosa com 70 mamografias gratuitas e atividades de prevenção
Localizado no bairro de Brotas, em Salvador, o Centro Estadual de Oncologia (Cican) promoverá, no próximo sábado (19), o Dia “D” do Outubro Rosa, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Realizada das 9h às 16h, a ação terá uma programação especial e oferecerá 70 mamografias gratuitas para mulheres que necessitem do exame, além de um atendimento multidisciplinar que inclui médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais.
A equipe de saúde do Cican avaliará as pacientes e, quando necessário, encaminhará para a realização da mamografia, que é fundamental na detecção precoce do câncer de mama. A mamografia é recomendada especialmente para mulheres a partir dos 40 anos, faixa etária na qual o rastreamento é mais eficaz.
O cenário do câncer de mama na Bahia e no Brasil
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, e no Brasil é uma das principais causas de morte por câncer. Em 2020, a Bahia registrou mil e 31 óbitos de mulheres devido à doença, com uma taxa de mortalidade de 13,3 por 100 mil mulheres. Na capital, Salvador, essa taxa foi ainda maior, atingindo 20,4 por 100 mil. No mesmo ano, mais de três mil e 100 internações foram registradas no estado por complicações relacionadas ao câncer de mama, segundos dados da SESAB, Secretaria da Saúde do Estado.
A campanha do Outubro Rosa desempenha um papel crucial na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, uma vez que, a cada 100 mamografias realizadas, estima-se que cerca de 10 apresentem alterações que requerem investigação mais profunda.
Programação do Dia “D” – 19 de Outubro
9h: PICS (Práticas Integrativas e Complementares) – Reiki, Aromoterapia e Yoga de Cadeira.
10h: Aulão de Zumba – Enfatizando a importância da atividade física.
09h às 12h: Sala de Espera – “Bons hábitos alimentares para a prevenção do câncer” e cálculo do IMC.
10h30: Palestra – “Uso racional de medicamentos” + Dinâmica da amarelinha.
11h: Palestra – “A prevenção como um ato de autocuidado”.
9h às 12h: Distribuição de turbantes, lenços, faixas e bonés.
12h: Música ao vivo e Karaokê.
A partir das 9h, distribuição das senhas para atendimento e mamografia.
SESAB