Câmara de Salvador recebe visita de futuros cerimonialistas militares
Alunos do Curso de Gestão Cerimonial, Protocolo e Eventos promovido pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA) visitaram, na manhã desta quinta-feira (17), as instalações da Câmara Municipal de Salvador. A atividade da turma teve como objetivo conhecer a dinâmica do Legislativo Soteropolitano e as técnicas de cerimonial e protocolo utilizadas durante as sessões solenes, especiais e demais atividades.
A turma da 3ª edição do curso foi recebida pela chefe do Cerimonial da Câmara de Salvador, Alice Buratto, e pelo chefe da Assistência Militar do Legislativo de Salvador, coronel Marcelo Grun, que destacou a importância do intercâmbio entre as instituições para a troca de experiências. No tour pelo Paço Municipal, o grupo conheceu o Salão Nobre, o Plenário Cosme de Farias e o Memorial da Câmara.
Como explicou a tenente PM Érika Tambuí, instrutora-chefe do curso, essa turma reúne 22 oficiais, sendo quatro alunos do Piauí e de Pernambuco e dois oficiais da 6ª Região Militar do Exército, na Bahia. “São oficiais que estão aprendendo toda a dinâmica de cerimonial. Após o curso, eles vão trabalhar nas suas unidades, atuando como cerimonialistas”, disse.
A visita à Câmara atende a um dos requisitos da disciplina “Visitas Técnicas”. “Esse é o segundo ano que trazemos eles porque sabemos que aqui ocorrem diversas solenidades, como as entregas de comendas e honrarias. E a maioria dos alunos acompanha autoridades”, pontuou a instrutora.
“Viemos mostrar como é a dinâmica de acompanhar uma autoridade, quais as orientações, como proceder na chegada, que protocolo seguir”, detalhou a tenente, acrescentando que a Câmara de Salvador foi uma das instituições escolhidas para a visita por possuir larga experiência na área, o que é importante para todo futuro cerimonialista ou mestre de cerimônias.
“Estamos na terceira turma, fechando uma por ano. Vamos visitar também a Assembleia Legislativa da Bahia, Exército e Corpo de Bombeiros para que os alunos adquiram esse tipo de conhecimento”, finalizou tenente Érika.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)