EleicõesMunicípiosNotíciasPolítica

Caetano é eleito prefeito em Camaçari

Luiz Caetano, do PT, foi matematicamente eleito prefeito de Camaçari às 18h14 deste domingo (27), no segundo turno das Eleições 2024, com mais de 50% dos votos. O político vai comandar a cidade da região metropolitana ao lado de Pastora Déa (PSB) como vice-prefeita.

Caetano já governou a Prefeitura de Camaçari em dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Agora, retorna ao comando da gestão municipal com a “Coligação da Mudança”, com os partidos Avante, PSB, PSD, Solidariedade, Podemos e duas federações, uma composta por PT, PCdoB e PV, e outra formada por PSOL e Rede.

O prefeito eleito disputou o cargo com Flávio, do União Brasil, que teve 49% dos votos.

Essa foi a primeira vez na história que o município, o quarto maior da Bahia, teve uma eleição disputada em dois turnos. De acordo com a Constituição Federal, a segunda rodada de votação é válida apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores, número que foi atingido pelo município neste ano, segundo o TRE-BA.

Os eleitores foram obrigados a voltar às urnas neste domingo, porque o primeiro turno foi encerrado sem que um candidato conseguisse mais de 50% dos votos.

Em 6 de outubro, Caetano e Flávio tiveram menos de 500 votos de diferença. Com 100% da apuração feita pelo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), enquanto o primeiro conquistou a preferência de 49,52% dos eleitores (77.926 votos), o candidato do União Brasil ficou com 49,17% (77.367). A disputa contou com outros quatro candidatos. Confira abaixo a porcentagem obtida por eles:

  • Oswaldinho (MDB) – 0,71%
  • Cleiton (Novo) – 0,44%
  • Lazinho (PMB) – 0,09%
  • Cleiton Santos (PCO) – 0,07%

Camaçari foi a última cidade brasileira a divulgar o resultado das eleições municipais no primeiro turno.

(G1 Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *