EsporteNotíciasSalvador

Amaralina recebe 14ª academia ao ar livre de Salvador

A ambulante Nívea Cerqueira mora na Chapada do Rio Vermelho. Ela caminhava pela orla do bairro de Amaralina na noite desta sexta-feira (4), quando se deparou com a Academia Salvador.

O espaço, que faz parte de um projeto da Prefeitura, desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), oferece todos os equipamentos de uma academia convencional, porém instalada ao ar livre. Lá, qualquer pessoa pode participar de aulas de musculação gratuitamente, com o acompanhamento de profissionais de Educação Física qualificados. 

“Eu achei a estrutura bem bacana e não sabia que a gente tinha a possibilidade de usar de graça e ainda com o acompanhamento de um personal trainer. Certamente, irei frequentar e ainda vou convidar as minhas vizinhas. Sempre fui uma pessoa ativa e não vou perder a oportunidade”, contou a moradora.

A academia construída em Amaralina é a 14ª unidade entregue à população da capital baiana. Em todas as estruturas, a população não precisa pagar nada para ter acesso às aulas de musculação, mas é necessário fazer um agendamento prévio por meio do aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store.

O coordenador de Esportes da Sempre, Rafael Seara, diz que a academia de Amaralina é a terceira inaugurada em trecho de orla da cidade. Antes dela, foram entregues academias também nos bairros de Itapuã e Boca do Rio.

 “É um prazer enorme entregar esse equipamento para a comunidade. Atualmente, temos 9,4 mil pessoas ativas, cadastradas e treinando em nossas academias, o que é um número extraordinário! Estamos com 75% de adesão e, até o final do ano, queremos atingir a marca de 35 mil pessoas treinando nas nossas academias”, diz Seara.

 Ainda segundo o coordenador de Esportes, a princípio, no espaço haverá apenas aulas de musculação, mas, futuramente, a população também terá acesso a outras modalidades. “Após o primeiro mês, vamos incluir aulas de lutas, ritmos e ioga. Para participar, o processo é o mesmo: basta baixar o aplicativo gratuitamente. Com o app, as pessoas poderão agendar suas aulas e fazer o check-in. O sistema é bem organizado: são 50 minutos por aula, com trinta pessoas por horário, e há um intervalo de dez minutos entre as sessões”, orienta.

Na avaliação do titular da Sempre, Júnior Magalhães, o projeto requalifica espaços e dá a oportunidade aos moradores de ocupá-los, cuidando de suas saúdes físicas e, consequentemente, mentais. Ele lembra que os equipamentos são feitos com um material resistente ao salitre.

“Quando você requalifica espaços como este, você devolve a cidade aos cidadãos. Quantas pessoas não faziam atividade física e, depois da requalificação, passaram a correr e frequentar a orla? A Academia Salvador é um projeto que veio para ficar. Sei que muitas pessoas perguntam sobre a resistência dos equipamentos ao sal. Eles têm tratamento contra a corrosão, desde o revestimento até o courino (uma forma de couro ecológico)”, explica Magalhães.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Reportagem: Nilson Marinho/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *