Vera Cruz: URBIS em Barra do Gil completamente abandonada pela gestão municipal
Os moradores do conjunto habitacional URBIS, em Barra do Gil, expressam diariamente sua crescente insatisfação com o abandono por parte da gestão municipal. O cenário é desolador: ruas esburacadas por todos os lados, uma escola totalmente desativada e abandonada pelo poder público, e crianças que, para irem à escola, precisam esperar o transporte escolar às margens da perigosa BA-001, arriscando suas vidas. Pais e responsáveis acompanham os filhos, netos e parentes, temerosos por conta do descaso da prefeitura com a educação e a segurança das crianças.
No que se refere ao saneamento básico, muito foi prometido: melhorias, reformas e uma transformação na URBIS. No entanto, o que se vê é a degradação completa do conjunto habitacional. A comunidade sofre com a falta de infraestrutura e apoio. Como relata Dona Celina, em períodos de chuva o local se torna intransitável, impossibilitando a locomoção dos moradores. “É muito triste ver um conjunto habitacional nessa situação, com pessoas sofrendo por falta de assistência”, desabafa.
Vale lembrar que a URBIS é o primeiro conjunto habitacional do município, o que deveria torná-lo um ponto de atenção prioritária. Infelizmente, ao invés disso, o local foi negligenciado, e a comunidade vive sob o peso desse abandono. Apesar de toda essa situação, os moradores ainda têm esperança de que o compromisso e a responsabilidade possam transformar a realidade do condomínio. Eles esperam que as promessas de melhorias, feitas durante campanhas anteriores, finalmente se concretizem, pois já são sete anos e nove meses de sofrimento para quem vive na Barra do Gil.
Visão Cidade