NotíciasSalvador

Parque da Cidade será palco de ações de sustentabilidade e limpeza neste sábado (21)

O plantio de árvores é fundamental para um plano de mitigação do avanço das mudanças climáticas. Além disso, a coleta de resíduos reduz os danos à vida selvagem. Neste sábado (21), aqueles que estiverem no Parque da Cidade Joventino Silva, no Itaigara, terão a oportunidade de participar de oficinas de plantio de árvores e de confecção de brinquedos com itens plásticos.

As ações, que têm a temática “Todos juntos pela economia circular e pelo combate às mudanças climáticas”, fazem parte da edição do Clean Up Day + WCW 2024 | Bahia. O evento tem a participação da Solos, Braskem, Basf e Cetrel, com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

As atividades começarão por volta das 9h, e os visitantes serão divididos em grupos, cada um atrelado a uma atividade. Na ação de plantio, os participantes serão apresentados aos tipos de mudas e receberão orientações sobre o passo a passo antes do cultivo, que será feito dentro do próprio equipamento público.

Já na oficina de confecção de brinquedos, voltada para as crianças, será abordada a questão dos tipos de resíduos e os diversos usos que podemos dar a eles antes de pensar na possibilidade de descarte. O material utilizado na oficina foi doado em uma campanha prévia realizada com os colaboradores das empresas participantes do evento.

Além dessas duas atividades, haverá também uma dinâmica na qual os participantes terão o papel de “espalhar a palavra da sustentabilidade”, por meio de uma mobilização para convidar o público presente no parque a participar das ações.

“Esse tipo de ação mostra o comprometimento da Prefeitura com a pauta ambiental. Vamos realizar o plantio e a oficina de brinquedos junto aos demais parceiros, como uma maneira de fortalecer a educação ambiental para nossas crianças e potencializar o desenvolvimento do verde em nossa cidade”, afirma o titular da Secis, Ivan Euler.

“A economia circular tem um importante papel para manter a floresta em pé. Com o descarte para a reciclagem, possibilitamos que menos matéria-prima virgem seja extraída da natureza, preservando as matas nativas. Ficamos super felizes de realizar essa ação que une conscientização e mão na massa em meio a celebração de duas datas tão simbólicas como o Dia Mundial da Limpeza e o Dia da Árvore”, declara a cofundadora da Solos, Saville Alves.

Limpeza – No mesmo dia, também acontecerá um mutirão de limpeza no local, com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte responsável de resíduos e a importância da preservação do meio ambiente.

A mobilização será feita pelo Parque Social e contará com a participação de colaboradores, jovens aprendizes e beneficiários da instituição, além das demais pessoas que quiserem participar. Os voluntários podem se inscrever por meio do link www.limpabrasil.eucuidodomeuquadrado.org/evento/parque-social-limpa-o-parque-da-cidade.

O ponto de encontro será no estacionamento externo do Parque Social, que fica no Parque da Cidade. O evento, em parceria com o Instituto Limpa Brasil – Let’s do It!, pretende envolver voluntários na prática de hábitos sustentáveis, além de contribuir diretamente para a conservação de um dos maiores espaços verdes da cidade e um importante remanescente da Mata Atlântica.

“Nosso objetivo é incentivar mudanças de comportamento, promovendo ações que inibam a poluição e fortaleçam a relação da comunidade com o meio ambiente. A limpeza que será realizada neste dia, de forma voluntária, vai além do que já é feito diariamente, pois nos dividiremos em grupos para coletar resíduos sólidos descartados de maneira irregular por frequentadores do Parque da Cidade”, explica a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos.

Foto: Jefferson Peixoto

Reportagem: Nilson Marinho

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *