Maratona Salvador 2024 promove ações de responsabilidade socioambiental
O sucesso desta 6ª edição da Maratona Salvador 2024, que vai ocorrer neste domingo (22), no Parque dos Ventos (Boca do Rio), não se restringe ao número de inscritos, mas abrange também ações de promoção da sustentabilidade, saúde e bem-estar social dentro e fora do percurso. Este ano, 150 mil unidades de água serão entregues em sacos e não nos tradicionais copinhos de 200 ml. A medida proporcionará uma redução de 2,5 toneladas de plástico (o equivalente a 85% de redução, em comparação com os copos).
Como parte das medidas socioambientais, as medalhas da Marotinha, corrida para crianças com idade entre 2 e 12 anos, foram produzidas a partir de plástico reciclável. Além disso, todas as 10 mil unidades de ecobag dessa edição foram produzidas por meio da reciclagem de garrafas pet, tendo como resultado uma redução considerável na utilização de matéria-prima.
“É uma edição muito especial para todos nós. São ações na área social e sustentável que fazem deste um dos eventos esportivos mais grandiosos da atualidade. Todos os detalhes são pensados e planejados para fazer uma corrida essencialmente profissional, mas também mantendo o cuidado crescente com o meio ambiente e educação ambiental. Para a cidade, para os maraturistas, para os corredores da casa, a Maratona de Salvador será, com certeza, uma experiência incrível”, afirma Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela organização da maratona.
Mais saúde – Outro fator importante é a utilização de um PH de água mais alto e adequado aos atletas, a chamada água mineral alcalina. Com PH entre 7 e 10, a água alcalina é ideal para o funcionamento do organismo e promove diversos benefícios para a saúde, como a prevenção da variação de esforço durante provas e treinos; aceleração do processo de recuperação; aumento da oxigenação do organismo; prevenção do surgimento de câimbras e manutenção da hidratação do organismo.
Os participantes da corrida também tiveram a opção de destinar 10% do valor da inscrição ao Hospital Martagão Gesteira, que funciona no Tororó. A instituição filantrópica atende pacientes de todo o estado da Bahia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, a unidade foi responsável por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos no estado; por 43% dos tratamentos oncológicos; por 42% das cirurgias cardíacas e por 21% das cirurgias neurológicas. Em média, por ano, o hospital realiza mais de 500 mil atendimentos, em 27 especialidades médicas.
Recorde – A Maratona Salvador bateu recorde de público este ano, com pouco mais de 10 mil inscritos (20% a mais que na edição anterior). O evento oferece provas de 5 km, 10 km, 21 km (meia maratona) e 42 km (maratona) no Parque dos Ventos, Boca do Rio. O kit dos participantes contém, além da ecobag, uma camiseta, número de peito com chip e medalha a ser entregue após a conclusão da prova.
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS
Texto: Priscila Machado/ Secom PMS