GP de Singapura: Norris anula Verstappen e vence de ponta a ponta
Lando Norris conduziu com tranquilidade rumo à terceira vitória na temporada, liderando de ponta a ponta o GP de Singapura deste domingo. Largando da pole position, o piloto da McLaren sequer notou Max Verstappen atrás dele, estendendo o jejum de triunfos do tricampeão em 2024 para oito GPs. Completando o pódio, Oscar Piastri chegou em terceiro lugar ao superar as duas Mercedes no fim.
Lando jogou contra a própria sina e de não converter poles em vitórias e manteve a liderança desde a primeira volta. Sem chance de uma aproximação, restou a Verstappen defender a vice-liderança, o que fez sem grandes problemas. Ele ainda contou com Daniel Ricciardo tirando, no fim, a volta mais rápida de Norris; como o australiano ficou fora do top 10, ninguém levou o ponto extra.
Atrás, a prova encaminhava-se para ter uma Mercedes no pódio. Mas a equipe alemã atrasou Lewis Hamilton ao fazê-lo largar com pneus macios e parar cedo demais. George Russell herdou a posição, porém, não por muito tempo, já que tanto ele quanto seu colega mais velho foram ultrapassados na metade final da corrida por Piastri – e ainda foram ameaçados por Charles Leclerc.
A vitória ajudou Norris a descontar sete pontos de Verstappen no campeonato de pilotos, mas o tricampeão ainda lidera com 52 de vantagem, diferença que o britânico tem seis etapas para descontar. No Mundial de construtores, a McLaren foi beneficiada com o pódio duplo e segue líder, com 516 pontos contra 475 da RBR, diferença de 41 pontos.
Albon abandonou a corrida na 17ª volta com suspeita de problemas de resfriamento do motor. Representada apenas pelo calouro argentino Franco Colapinto, a Williams não conseguiu pontuar; mesmo fazendo um início sólido de prova e até pressionar Leclerc, ele não conseguiu tirar proveito de uma estratégia que o mantivesse no top 10 após os pit stops dos rivais e ele foi apenas 11º.
Resultado
- Lando Norris (McLaren)
- Max Verstappen (RBR) +20s945
- Oscar Piastri (McLaren) +41s823
- George Russell (Mercedes) +1m01s040
- Charles Leclerc (Ferrari) +1m02s430
- Lewis Hamilton (Mercedes) +1m25s248
- Carlos Sainz (Ferrari) +1m36s039
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 1 volta
- Nico Hulkenberg (Haas) – 1 volta
- Sergio Pérez (RBR) – 1 volta
- Franco Colapinto (Williams) – 1 volta
- Yuki Tsunoda (RB) – 1 volta
- Esteban Ocon (Alpine) – 1 volta
- Lance Stroll (Aston Martin) – 1 volta
- Guanyu Zhou (Sauber) – 1 volta
- Valtteri Bottas (Sauber) – 1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) – 1 volta
- Daniel Ricciardo (RB) – 1 volta
Kevin Magnussen (Haas) – ABANDONOU
Alexander Albon (Williams) – ABANDONOU.
(GE)