EsporteNotícias

Federação Bahiana de Futebol completa 111 anos neste sábado

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) comemora 111 anos de história neste sábado (14). A entidade, fundada em 14 de setembro de 1913, é a responsável pela organização do futebol baiano, que tem na Série A do Campeonato Brasileiro Bahia e Vitória. A dupla Ba-Vi protagoniza um dos maiores clássicos do país e representa o Estado na elite do futebol brasileiro. O Campeonato Baiano é um dos torneios de futebol mais antigos do Brasil. É o segundo Estadual mais longevo do país.

O surgimento da FBF está ligado à Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST), criada em 1904 diante da popularização do futebol entre os baianos. A instituição, porém, em função de dificuldades, fechou as portas em 1913, ano em que a Federação Bahiana apareceu.

Com o lema “Aqui, O Futebol É Para Todos”, a Federação organiza os Campeonatos Baianos Série A, Série B, Sub-20, Sub-15 e Sub-17, Campeonato Baiano Feminino, Copa Governador do Estado, Torneio Seletivo e Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes.

Este último, por exemplo, é considerado o maior torneio de futebol não-profissional do Brasil e homenageia o atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, mandatário da FBF de 2001 a 2018. O pentacampeão de 2002 Junior, o ex-zagueiro Junior Baiano e o ex-atacante Edílson Capetinha foram alguns dos craques revelados pela competição.

“Gostaria de parabenizar todos os torcedores, dirigentes e funcionários que passaram pela Federação neste mais de 100 anos de história e ajudaram a construir toda a grandeza dessa instituição centenária. Me orgulho muito de ter sido diretor, vice-presidente e presidente desta entidade que está marcada no coração do povo da Bahia”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Após os 17 anos à frente da Federação Bahiana, Ednaldo assumiu a CBF como interino em agosto de 2021 e foi eleito presidente em 23 de março de 2022, tornando-se o primeiro negro e nordestino a liderar a entidade.

Desde então, a FBF é comandada por Ricardo Lima, que trabalhar para levar mais modernização e sucesso ao futebol baiano, ao lado do advogado e vice-presidente Manfredo Lessa.

“Parabenizo também o Ricardo Lima, que começou jovem na instituição e tem uma bela história de dedicação à FBF. Na gestão dele, a entidade conseguir selar parcerias estratégicas e garantiu a transmissão de todas as competições divulgando o futebol baiano por toda a parte”, completou Ednaldo Rodrigues.

Em 2022, a sede da Federação mudou do Palácio dos Esportes, na Praça Castro Alves, em Salvador, para o bairro de Ipitanga na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

FBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *