EsporteNotícias

CBF entra na campanha de combate ao preconceito contra o Alzheimer

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) renova sua parceria com a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) para a campanha Setembro Lilás 2024, por mais respeito e inclusão das pessoas que vivem com demência e seus familiares. A campanha se propõe a desafiar o estigma associado a essa condição, promovendo uma série de eventos educativos ao longo de setembro, mês mundialmente dedicado à conscientização sobre Alzheimer.

A mensagem “Alzheimer: É Hora de Agir. Vamos virar o jogo! Diga não ao preconceito” será exibida em partidas da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, série A – Brasileirão. Os capitães dos times serão convidados a usar a braçadeira com mensagens da campanha. Zico, ídolo do futebol brasileiro e Embaixador da Conscientização sobre o Alzheimer pela Febraz, aparece em uma série de vídeos nas redes sociais, alertando sobre a importância de acabar com o estigma para favorecer o diagnóstico em tempo oportuno, tratamento e qualidade de vida. 

Estima-se que 2 milhões de brasileiros vivem com demência, mas 8 em cada 10 desconhecem que têm a doença devido à dificuldade de acesso a informações e à falta de preparo de muitos profissionais de saúde. Em 2019, uma pesquisa da Alzheimer’s Disease International (ADI), revelou que no Brasil um em cada três profissionais de saúde acredita erroneamente que a demência é parte natural do envelhecimento. Esse é um dos fatores que contribui para o baixo índice de diagnóstico e, consequentemente, prejudica o tratamento adequado e a vida de milhares de famílias.

“É sempre muito importante abrir espaço no futebol para promover campanhas de conscientização relacionadas a temas urgentes, como é o caso do Alzheimer. O esporte, com todo seu alcance e visibilidade, carrega também um papel social capaz de trazer mudanças significativas para a nossa sociedade. Por isso, a CBF segue apoiando mais uma vez a Febraz contra o preconceito relacionado ao Alzheimer neste Setembro Lilás”, destaca a Confederação Brasileira de Fuebol. 

Com o acelerado envelhecimento populacional, o número de casos de Alzheimer está em constante crescimento. Projeções indicam que pode atingir 6 milhões de pessoas até 2050. Projeções indicam que pode atingir 6 milhões de pessoas até 2050. Embora ainda não exista cura para a doença, novos medicamentos têm apresentado resultados promissores na desaceleração de sua progressão. Além disso, terapias não farmacológicas, como exercícios de estimulação cognitiva, já comprovaram eficácia na preservação da autonomia dos pacientes por períodos mais prolongados.

Para a presidente da Febraz, Elaine Mateus, “é preciso tirar da invisibilidade milhões de pessoas e famílias que convivem com a doença de Alzheimer e outras formas de demência. Esta realidade deve ser prioridade na política pública de saúde. É essencial levar informação para a sociedade, dar suporte às famílias que convivem com demência, além de estimular a mudança de comportamentos que aumentam o risco de desenvolver a condição. Quase a metade dos casos poderia ser evitada com alterações no estilo de vida e controle de doenças como diabetes, colesterol e hipertensão arterial.”

Uma série de atividades educativas e manifestações marcam a mobilização. Monumentos em todo o país receberão uma iluminação especial em lilás, incluindo o Cristo Redentor no Rio de Janeiro; a Ponte Estaiada em São Paulo; e o Congresso Nacional em Brasília.

Nas cidades onde atuam associações federadas à Febraz, serão realizados eventos presenciais ao longo de setembro, com rodas de conversa, rastreio cognitivo, avaliação de fatores de risco, palestras, gincanas e atividades físicas, entre outras ações. As atividades são abertas à participação de todos os interessados.

A agenda completa e mais informações sobre Alzheimer estão disponíveis no site setembrolilas.org.br.

CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *