Sou Salvador inicia qualificação empreendedora para baianas na segunda (26)
O Programa Sou Salvador, realizado pela Prefeitura através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Ordem Pública (Semop), já alcançou 1,4 mil ambulantes beneficiados com cursos de qualificação empreendedora. Dando continuidade às formações profissionais que irão contemplar pelo menos mais 1 mil profissionais até 2025, duas turmas com 80 baianas terão as aulas iniciadas na próxima segunda-feira (26), na sede do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio.
Ao final dessas duas novas turmas, serão mais de 300 profissionais capacitadas, todas elas credenciadas pela Semop e vinculadas à Associação das Baianas de Acarajé, Receptivo, Mingau e Similares (Abam). Para a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, o curso é fundamental para estas profissionais, que são consideradas símbolo da cultura de Salvador.
“Muitas vezes são as baianas que primeiro recebem os nossos turistas. Representam a nossa cultura, identidade, nossa história, nossa gastronomia e têm um papel muito importante no empreendedorismo feminino. O curso visa exatamente aprimorar técnicas para que essa profissional possa ofertar o melhor serviço, de maneira profissional e lucrativa”, explica.
A diretora destaca que o Sou Salvador visa a capacitação com foco no crescimento pessoal e profissional, a partir das competências socioemocionais, tendo como uma das principais premissas o aperfeiçoamento na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas. “É um programa muito amplo que trabalha com ações diretas na capacitação do mercado informal, buscando fortalecer a identidade de pertencimento da cidade”, frisa Maria Eduarda.
O curso para baianas tem foco nos ensinamentos sobre a vestimenta, organização do tabuleiro, dicas de planejamento financeiro e trabalha também as habilidades emocionais. Os módulos das capacitações do Sou Salvador envolvem temas como noções de atendimento ao turista, hospitalidade, simpatia, empatia e cordialidade e técnicas de precificação.
“Depois das baianas, logo na sequência vamos abrir novas turmas para barraqueiros da orla e profissionais que atuam nos camelódromos entregues na nossa cidade ao longo deste ano”, avisa a diretora.
*Como funciona o programa* – Os ambulantes qualificados recebem ao final do projeto certificados de participação. A partir disso, eles recebem novos fardamentos com número de identificação vinculado à licença, além de um QR Code para controle de pesquisa de satisfação dos serviços prestados aos clientes.
Os ambulantes também são acompanhados por agentes de empreendedorismo do Parque Social que fazem um acompanhamento especializado das necessidades dos ambulantes, realizando, inclusive, orientações financeira e comportamental, apoio de acesso ao crédito e monitoramento das atividades e qualidade do atendimento para crescimento do negócio.
SECOM
Foto: Bruno Concha-Secom-Pms