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Servidores municipais fazem balanço de sete meses do programa Vida Nova

Servidores da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) de Salvador se reuniram nesta quinta-feira (1º), no foyer do Palácio Thomé de Souza, para realizarem um balanço do Programa Vida Nova, lançado pelo município em janeiro, que reúne ações multidisciplinares de combate à pobreza na capital baiana. Entre as realizações destes sete meses, estão a abertura de mais oito Restaurantes Populares, a entrega de novos CRAS do tipo modelo e a criação de um sistema digital que integra todos os dados da rede socioassistencial da cidade.

No encontro, foi apresentado o novo fardamento dos Agentes Vida Nova, responsáveis pela busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade social nos bairros de Salvador. Além disso, foram entregues 45 notebooks para os coordenadores de equipamentos da rede socioassistencial e foi dada a autorização para que 35 servidores municipais que passaram pelo processo seletivo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) iniciem o curso de mestrado profissional em Desenvolvimento e Gestão Social ministrado pela entidade.

“O Vida Nova é um programa muito amplo, que passa por toda a qualificação da rede de assistência social, pela construção de equipamentos do tipo modelo, pela criação de um sistema informatizado único e pelo fortalecimento dos agentes que vão acompanhar de perto as famílias. Também pensa na qualificação dos nossos servidores, em trazer ainda mais conhecimento para a nossa rede, a fim de melhorar a qualidade do nosso serviço. Por isso, esse mestrado, em que os servidores poderão estudar na Ufba pelos próximos dois anos”, afirmou Júnior Magalhães, secretário da Sempre.

Em seis meses, o Vida Nova entregou mais sete Restaurantes Populares, nos bairros de Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, São Cristóvão, Mares e Valéria. O oitavo, em Pernambués, está em fase final de implantação. Os equipamentos se juntam às unidades de São Tomé de Paripe e Pau da Lima, chegando a 10 pontos com capacidade para distribuir quase 5 mil refeições gratuitas por dia.

Como parte do programa, também foi entregue o novo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Valéria, equipamento do tipo modelo, com mais infraestrutura para a oferta de serviços. Outros seis CRAS modelo estão em processo de implantação: Paripe, Parque São Cristóvão, Narandiba, Brotas, São Marcos e Mané Dendê.

Também foi lançado o Sistema Vida Nova, plataforma única que reúne dados do Cadastro Único (CadÚnico), dos beneficiários de programas sociais do município, de assistidos em equipamentos da rede socioassistencial e de outras fontes. O serviço foi colocado à disposição dos servidores municipais que trabalham na área, a fim de melhorar a qualidade do atendimento à população em vulnerabilidade.

Ao mesmo tempo, como iniciativa do programa, 1,3 mil pessoas inscritas no CadÚnico passaram por cursos de capacitação e formação profissional realizados em parceria com o Senac e o Senai, a fim de facilitar a entrada delas no mercado de trabalho. “Outro eixo de trabalho do Vida Nova é ampliar e facilitar o acesso ao CadÚnico. Ele é a porta de entrada das pessoas aos benefícios, mas também um censo fundamental sobre a pobreza no Brasil”, comentou Júnior Magalhães.

Agentes – Também foi instituída a figura do Agente Vida Nova, servidor do município responsável pela busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social, orientação sobre benefícios e direitos e encaminhamento à rede socioassistencial do município.

Edna Souza da Silva, 31 anos, é Agente Vida Nova há três meses e atua na região de São Marcos e Pau da Lima. Ela conta como o programa tem a capacidade de aproximar o serviço público junto à população. “Tem sido uma tarefa muito importante fazer parte do time de colaboradores do programa porque nós podemos ver de perto as necessidades das comunidades, e de alguma forma ajudar os cidadãos a encontrarem um caminho para que eles saiam da condição de vulnerabilidade social”, disse.

“Conhecemos de perto a situação das pessoas que estão nessa situação e, por isso, fazemos um trabalho intenso de busca ativa para cadastrar aquelas pessoas que ainda não usufruem de um benefício socioassistencial. Há muitas mães mesmo que possuem três, quatro filhos, que praticamente estão passando necessidades e não conhecem os seus direitos”, completou Edna da Silva.

SECOM

Foto: Vitor Santos / Ascom Sempre

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