Primeiro Banco de Leite Humano da rede estadual em Salvador completa 15 anos de serviços prestados à comunidade
O Banco de Leite Humano do Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), primeiro da rede estadual em Salvador, completa 15 anos de serviços prestados à comunidade, nesta segunda-feira (19).
Desde sua inauguração em 2009, o BLH apresentou resultados exitosos no combate à mortalidade infantil e ao fortalecimento das Redes de Apoio à Amamentação: foram mais de 40.000 atendimentos à puérperas com dificuldades de amamentação e aproximadamente 4.300 litros de leite humano distribuídos, o que beneficiou diretamente mais de 8.000 recém-nascidos prematuros ou com problemas de saúde.
“O leito humano é essencial para o desenvolvimento pleno da saúde dos recém-nascidos”, destaca Dra. Dolores Fernandez (Diretora Geral do IPERBA).
Esta data se torna ainda mais simbólica por integrar o Agosto Dourado, Campanha de conscientização sobre a importância da amamentação.
O leite doado passa por um processo rigoroso de pasteurização e controle de qualidade, antes da distribuição. A equipe do Banco de Leite do IPERBA preza por manter o nível de desempenho pelo qual conquistou o credenciamento de excelência (categoria Ouro) em 2013, conferido pelo Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano.
“Vale destacar a parceria do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (12ºGBM/Salvar) que por meio do projeto Bombeiro Amigo do Peito possibilita a realização da nossa missão,” declara Dra. Ana Paz (Médica responsável pelo Banco de Leite Humano do IPERBA).
As ações do Banco de Leite Humano contemplam também a ordenha interna de puérperas com filhos internados na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), a realização de visitas domiciliares semanais para coleta de leite, ações educativas e atendimentos locais e remotos para orientação sobre a amamentação.
As interessadas em doar, receber orientações ou contribuir com o BLH devem entrar em contato por meio do telefone (71) 3103-9304 ou podem dirigir-se à Unidade do IPERBA, de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h.
SESAB
Foto: FIOCRUZ