Informações sobre pesquisas eleitorais podem ser consultadas em portal da Justiça Eleitoral
Interessados em acessar informações sobre pesquisas eleitorais registradas na Justiça Eleitoral podem realizar consulta no sistema PesqEle Público, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta permite acesso aos dados sobre os valores gastos na realização da pesquisa, a empresa contratada, datas de início e término das entrevistas, as localidades que fizeram parte da amostragem e o número de eleitores perguntados. É possível também acessar o questionário utilizado pelas entidades.
Como realizar a consulta
O PesqEle dispõe de seis filtros de pesquisa, que podem ser selecionados de forma independente: eleição, estado, número de identificação, empresa contratada, município e período de registro. Feita a escolha, o interessado deve clicar em pesquisar e conferir a lista de pesquisas registradas.
Na Bahia, do dia 1º de janeiro até o dia 22 de agosto deste ano, o sistema de registro de pesquisas eleitorais contabilizou o recebimento de 44 sondagens. Dessas, 16 foram realizadas com o eleitorado de Salvador.
Registro da pesquisa
De acordo com a Resolução TSE nº 23.600 de 2019, a partir de 1º de janeiro do ano da eleição, as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos e candidatas, para conhecimento público, são obrigadas a registrá-las no PesqEleaté cinco dias antes da divulgação. A apresentação dos resultados da pesquisa não é obrigatória.
TRE