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Agentes Vida Nova são capacitados para ampliar atendimento em comunidades de Salvador

Mais de 400 pessoas que fazem parte do programa Agente Vida Nova, que acompanha famílias de Salvador em situação de vulnerabilidade socioeconômica, passaram por treinamento para aproximar ainda mais a população vulnerável dos serviços e políticas públicas sociais disponibilizados pelo município. A capacitação aconteceu em dois encontros realizados na segunda (12) e terça-feira (13).

Esses agentes de desenvolvimento social acompanham famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) por meio de visitas presenciais. Nas ocasiões, são verificadas as principais necessidades, como matrícula de crianças na rede municipal de ensino, necessidade de algum atendimento médico específico e condições de moradia, emprego ou renda.

Durante o treinamento, os profissionais foram apresentados aos serviços do SAC do Empreendedor, dos cursos de capacitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). A ideia é que, posteriormente, os agentes repassem as informações para aqueles que mais precisam.

“No dia a dia, no exercício de suas atividades, eles provavelmente encontram muitas pessoas que buscam emprego ou uma oportunidade, mas que estão fora do mercado de trabalho há muito tempo. Hoje, trouxemos a apresentação de todos os nossos projetos de qualificação, que são ofertados para todos os públicos. Muitas vezes, a população de Salvador não sabe disso”, explicou a gerente do Simm, Cristiane Thomaz.

“Temos vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e para todas as idades, e nossos cursos abrangem desde o ensino fundamental até o ensino médio. Não temos restrições nem limitações. Temos programas voltados para públicos específicos, como mulheres e jovens, e para a área de tecnologia. Nosso objetivo hoje é informá-los sobre o que oferecemos, para que possam ser portadores dessa mensagem em suas atividades”, completou Cristiane.

Oportunidade – Uma das facilitadoras da capacitação foi Maria Eduarda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec. Ela citou o exemplo de um dos serviços da Prefeitura que está disponível para os jovens e que pode ser porta de entrada para o mercado de trabalho e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico e social das famílias: o Geração SSA. A iniciativa é voltada para a qualificação profissional e empreendedora do público na faixa etária entre 16 e 25 anos.

“Nosso objetivo é transformar a vida das pessoas por meio da qualificação, para aumentar a empregabilidade delas e fortalecer o empreendedorismo. Um dos programas da Prefeitura que tem trazido resultados positivos é o programa Geração SSA. Temos cinco mil vagas para transformar a vida dos jovens, especialmente daqueles que não estão nem trabalhando nem estudando. Queremos convidá-los a se permitirem conhecer carreiras do futuro, aprender sobre como se comportar em entrevistas, como empreender, como montar um negócio e como trabalhar com tecnologia”, comentou Maria Eduarda.

Jovens que passaram pelo Geração SSA também foram contratados para atuar no programa Agente Vida Nova, como é o caso de Vitor Silva, de 22 anos. Além dele, outras 37 pessoas da mesma iniciativa se tornaram agentes de desenvolvimento. “Minha falta de capacitação me fez participar desse projeto. Eu enviava o meu currículo para diversos locais, mas não tinha um retorno. Quando ouvi falar dessa oportunidade, entrei. Era isso que eu precisava naquele momento. Minha expectativa era ter acesso ao mercado de trabalho, e consegui”, contou.

Samara Lima, de 28 anos, também é uma agente de desenvolvimento que esteve presente na capacitação desta terça-feira. Depois das orientações recebidas, ela se diz mais apta a atender as populações vulneráveis. A jovem também contou como o programa tem impactado sua vida.

“O programa Agente Vida Nova traz benefícios para a comunidade e para as famílias que ainda não têm acesso e desconhecem alguns direitos. Na minha vida, sinto que estou mais empática, porque acabamos tendo uma sensibilidade maior ao lidar com essas famílias. Eu sempre fui da área administrativa, então esse contato externo com o público tem feito a diferença”, relatou.

Assistência integral – O Agente Vida Nova faz parte do pacote de 25 ações integradas de assistência social voltadas para a população em vulnerabilidade da capital baiana, chamado Vida Nova. Com investimento municipal de R$200 milhões, o projeto de assistência social foi desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com base no Censo das Pessoas em Situação de Rua.

“O programa Vida Nova visa combater a pobreza, enxergando-a como um problema multifatorial e multidimensional. Ele atua de forma integrada e transversal com todas as secretarias da Prefeitura, entendendo que é preciso vencer e superar a pobreza através de políticas de emancipação e de oportunidades para as comunidades mais carentes. A estratégia não se limita a oferecer o Cadastro Único ou a segurança alimentar através de restaurantes populares, mas também inclui qualificação profissional, acesso à educação, à saúde, à cultura e moradia digna”, ressaltou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Reportagem: Iann Jeliel e Nilson Marinho/Secom PMS

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