NotíciasOpiniãoVera Cruz

Vera Cruz: A Verdade sobre o Hospital Maria Amélia

Muitas são as perguntas nas redes sociais a respeito do Hospital Maria Amélia em Vera Cruz. A redação do site Visão Cidade procurou o Dr. Nicandro com o objetivo de oferecer uma síntese objetiva e informativa sobre a situação do hospital. Dr. Nicandro, conhecedor da história do hospital desde a sua fundação até o presente momento, abordou o assunto com maestria.

Atualmente, o município de Vera Cruz vive uma grande vulnerabilidade, que se estende por aproximadamente 16 anos, devido ao funcionamento limitado do Hospital Maria Amélia. A população conta apenas com a UPA de Mar Grande e a UBS em Tairu para atender às urgências e emergências. Além disso, segundo informações, a qualidade dos postos de saúde está muito abaixo do esperado pela população.

Confira abaixo tudo sobre o Hospital Maria Amélia, com o relato detalhado do Dr. Nicandro.

“O Hospital María Amélia Santos, inaugurado em setembro de 1977, no prédio Onde funcionava uma Maternidade, sob a administração da Apmi de Vera Cruz, entidade mantida pela Associação São Vicente do Recife, ordem de Freiras ligadas à educação e à Saúde!  Durante o Governo do Dr. Roberto Santos, o hospital foi mantido pelas Voluntárias Sociais, Presidida, pela primeira dama do Estado, Sra. Maria Amélia Santos! Logo quê terminou o Governo do Dr. Roberto Santos, o novo governo do Dr. Antônio Carlos Magalhães suspendeu qualquer ajuda, para o Hospital! Nesta época, eu e a Irmã Luiza, então Presidente da Apmi de Vera Cruz, conseguimos um convênio com o Inamps, o quê deu condições de funcionamento ao hospital! Em meados da década de 80, as Freiras deixaram Vera Cruz e a Associação São Vicente de Paula do Recife, começou a vender os terrenos, quase um quarteirão, todo , no entorno do Colégio Júlio Virgínio e a antiga Brahma! Nos notificaram quê iam fechar o Hospital, para vender o prédio e terrenos remanescentes! Reunimos eu, Dr.Rogerio, Dr. Jonilson e Dr.Delmiro e fui a Recife onde fiz uma proposta de compra á Associação São Vicente de Paula do Recife  o quê fora aceita e nos passaram a escritura e direção da Apmi de Vera Cruz! Ampliamos as instalações e os serviços! Cirurgias, Laboratório, Raios X e atendimentos de diversas especialidades, tudo pelo INAMPS/SUS! Sempre em modo de expansão  de instalações e oferta de serviços! Em 2005, como Prefeito, consegui municipalização do SUS em Vera Cruz! Daí em diante, quem tinha qhue fazer os pagamentos à Apmi era o Município de Vera Cruz! Com o objetivo de ampliar os atendimentos de urgência e emergência, consegui um convênio Apmi/Município de Vera Cruz e Ministério da Saúde! Nós Médicos, legítimos proprietários do imóvel e terreno, doamos o terreno, Onde Foi construída a UPA!  Magno, assume a gestão do Município em Janeiro de 2009, aí começa fechar o Hospital, reduzindo e atrasando os pagamentos, não satisfeito, em 2010, em total arrepio da legislação, inventou  “Requisição Administrativa”  Se apropriou do hospital, com todos equipamentos! E simplesmente, fechou! Este foi o grande feito de magno, nos seus oito anos à frente de verra Cruz!

Saliente -se que, desde então o hospital, jamais reabriu, nem com magno nem com Vinícius, apenas, alteraram momentos de abertura, apenas da maternidade!”

Visão Cidade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *