Secretaria da Saúde alerta para necessidade dose de reforço da vacina contra a dengue em Salvador
Para estimular a proteção completa contra a dengue, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para a necessidade do público alvo procurar a 2ª dose do imunizante nos postos de saúde de Salvador. Atualmente, estão habilitados na estratégia crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Os pais e responsáveis devem se atentar ao prazo de intervalo para administração das duas doses, que é de 90 dias (três meses). Estão aptos 224,8 mil indivíduos; desse total, 53,4 mil tomaram a primeira dose e apenas 10 mil retornaram para completar o esquema vacinal.
A coordenadora de Imunização, Taciana Matos explica que a aplicação de apenas uma dose não protege contra a doença. “A vacinação é uma importante aliada no combate a doença e, por isso, contamos com a sensibilização dos pais e familiares para o retorno às unidades de saúde dentro do aprazamento indicado para completar a imunização. A faixa etária apta, segundo o Ministério da Saúde, é responsável pela maioria dos internamentos no país, portanto, a vacina assegura uma proteção preventiva”, afirmou.
Este ano, entre janeiro e julho, foram notificados 802 casos de dengue na faixa etária de 10 a 14 anos.
A diretora de Vigilância e Saúde (DVIS), Andrea Salvador, afirma que, apesar do cenário epidemiológico para a doença na capital baiana estar controlado, as equipes seguem com intenso trabalho preventivo no combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti.
Para ter acesso à dose, basta apresentar o documento original com foto do menor e o cartão de vacina para acompanhar o aprazamento. A vacina está disponível em todas as salas de imunização da rede municipal, das 08h às 16h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados).
SECOM
Foto: Lucas Moura/Secom PMS