Hospital Metropolitano inaugura ambulatório de Obesidade
O Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, é reconhecido por sua estrutura de ponta e iniciou o atendimento especializado voltado para pessoas obesas nesta quinta-feira (26/07). Os pacientes devem ser encaminhados pelo Centro de Referência Estadual de Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA). O ambulatório, assim como o Hospital, é 100% SUS e tem como objetivo diminuir os índices de morte devido a obesidade no estado e prestar assistência médica para aqueles que precisam.
A obesidade é uma doença crônica e complexa que pode ser desenvolvida por diversos fatores e desenvolver outras condições médicas em um indivíduo como diabetes, hipertensão e que pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, além de causar milhares de mortes. Em meio ao primeiro dia de assistência médica do ambulatório, o cirurgião geral Erivaldo Alves, coordenador de cirurgia bariátrica afirmou: “Hoje é um marco muito importante para o estado da Bahia, o Hospital Metropolitano desenvolveu um Centro de Obesidade para atender uma população carente em que o paciente receberá todo preparo dentro da própria instituição para chegar ao procedimento cirúrgico”.
Os pacientes dirigidos ao Hospital Metropolitano, encontraram uma equipe multiprofissional de nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas, educadores físicos e serviço social, além de endocrinologistas, pneumologistas, cirurgiões, cardiologistas e outros especialistas. A Diretora Operacional do Hospital Metropolitano declara: “O novo ambulatório, destaca-se não apenas pela qualidade técnica dos procedimentos, mas também pelo acolhimento e cuidado integral com o paciente, visando não só a perda de peso, mas também a melhoria geral na qualidade de vida”.
A coordenação do ambulatório expôs seus cumprimentos à secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana; ao médico Karlos Figueiredo; ao Superintendente de Atenção Integral à Saúde, assim como ao CEDEBA, o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) e a Santa Casa Ruy Barbosa, atual gestão da unidade, como principais responsáveis em tornar o projeto realidade.
SESAB
(Foto: internet)